Respostas
Resposta:
Pares: letras A e E, B e F, C e D
Explicação passo-a-passo:
Perceba que no triângulo da letra A, encontramos um ângulo de 70º que é formado por dois lados de medidas 6 e 8, respectivamente. Já na letra E, encontramos basicamente a mesma coisa, mas dessa vez, ao invés do ângulo estar sendo formado por lados de medidas 6 e 8, é formado por 3 e 4, que são as metades respectivas do 6 e 8 visto anteriormente. Os lados serem proporcionais, como neste caso, é um pré-requisito para a existência de triângulos semelhantes.
Na letra B e F, pode-se ver claramente que os triângulos têm os mesmos ângulos, apesar de não estarem iguais nas figuras; em ambos falta o terceiro ângulo de 80º graus já que a soma dos 3 são 180º.
Por fim, os triângulos C e D são semelhantes porque, igual ao par AE, têm lados proporcionais. Veja: no C, temos um ângulo retângulo formado por duas retas de valores 6 e 8, com a hipotenusa (lado oposto ao ângulo de 90º) valendo 10. No triângulo D, observa-se que também existe um ângulo de 90º, dessa vez acompanhado por 3 e 4 e hipotenusa valendo 5. São valores que são a metade das medidas do triângulo C. Logo, um cabe dentro do outro e são equivalentes (ou semelhantes).