Fator que determina a difusão de um gás entre diferentes compartimentos:
Escolha uma opção:
a. Pressão osmótica
b. Empuxo
c. Pressão parcial
d. Fluxo corrente
e. Fluxo contracorrente
Respostas
Resposta:
A
Explicação:
Gases dissolvem, reagem e se difundem de acordo com as suas pressões parciais e não de acordo com sua concentração em uma mistura de gases ou líquidos. Essa propriedade é muito usada na quimica, para mistura de soluções, podendo assim ter aplicações em outras áreas como a medicina. Analisando a pressão parcial do oxigênio podemos identificar a quantidade de oxigênio que seria tóxico para o corpo humano, aplicação válida para quem esquia ou mergulha.
O que é difusão?
Difusão é a passagem de substâncias de uma área onde estão em maior concentração, para uma área em que estão em menor concentração e ela decorre da diferença de pressão entre os ambientes. No caso da difusão pulmonar, ela é consequência da diferença de pressão entre os gases da atmosfera (pressão atmosférica), do ar alveolar (pressão pulmonar) e dos capilares sanguíneos.
Quanto maior a concentração de um gás, maior a sua pressão. Assim, para gás carbônico e oxigênio se movimentarem para dentro e para fora dos pulmões, eles migrarão sempre do meio onde estão em maior concentração (maior pressão), para o meio de menor concentração (menor pressão).
E como ocorre a difusão pulmonar?
A diferença entre a pressão atmosférica e a pressão alveolar nos faz inspirar e expirar. Inspiramos oxigênio porque sua pressão é maior na atmosfera do que dentro dos pulmões. E expiramos gás carbônico porque sua pressão é maior dentro dos pulmões do que na atmosfera.
Já a diferença de pressão entre os alvéolos e os capilares sanguíneos, promove a difusão entre essas estruturas. Os alvéolos pulmonares são recobertos por uma grande rede de capilares, garantindo a proximidade entre o sangue e o ar que está no interior dos alvéolos e favorecendo a difusão.
O gás carbônico está mais concentrado no sangue dos capilares e menos nos alvéolos. Assim, ele se difunde para o ar alveolar, sendo expelido posteriormente pela expiração. Já o oxigênio, está mais concentrado nos alvéolos e menos nos capilares. Ele migra para os capilares, possibilitando sua entrada na corrente sanguínea.
Se em um tecido a pressão osmótica é alta, ele irá perder gases e ganhar gases até atingir um equilíbrio entre os gases do sangue e do tecido (alternativa A).
A concentração osmótica é formada pelas proteínas, carboidratos, lipídios, minerais, enzimas, vitaminas e outras substâncias solidas, como as células do tecido conjuntivo, além disso tudo, os gases também geram pressão osmótica.
A pressão é importante também para a realização de trocas gasosas entre os pulmões e o meio externo, mas o que vale é a diferença de pressão entre a atmosfera e os pulmões.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/9036545