• Matéria: Ed. Física
  • Autor: kalenefernandes692
  • Perguntado 5 anos atrás

os militares como um todo concordavam com o projeto do general Geisel para o Brasil? ​

Respostas

respondido por: Yasashi
0

Resposta:

Quando Geisel assumiu a presidência da República, em março de 1974, a ditadura militar já havia derrotado todas as organizações guerrilheiras armadas. Já não existia ameaça subversiva ao regime proveniente das esquerdas armadas, mas, mesmo assim, o aparato repressivo continuou funcionando.

O sucesso do projeto de liberalização política dependia, em grande medida, da contenção das atividades dos órgãos de repressão policial-militar. Porém, as tentativas do governo de conter a repressão esbarraram em reações articuladas de setores militares ligados aos órgãos repressivos.

Interessados na manutenção de suas prerrogativas, os órgãos de repressão continuaram a praticar ações violentas que geraram graves crises políticas, chegando a ameaçar o mandato presidencial de Geisel.

Para evitar crises políticas, Geisel fez concessões ao aparato repressivo ao impedir pressões provenientes das oposições - em particular, do MDB, da Igreja Católica e também de setores da imprensa - no sentido de cobrar do governo esclarecimentos sobre cidadãos mortos, desaparecidos e torturas contra presos políticos.

Em alguns episódios públicos de violações dos direitos humanos praticados pelos agentes dos órgãos de repressão, no entanto, Geisel tomou medidas enérgicas contra militares radicais.

Perguntas similares