Rápido pfv
Trabalho escravo africano nos engenhos coloniais
Nos engenhos de açúcar do Brasil Colonial eram empregados o trabalho assalariado livre e o trabalho escravo africano. Neste texto daremos ênfase às formas e características do trabalho escravo colonial.
A maioria da população colonial brasileira era composta por africanos e seus descendentes escravizados. O desenvolvimento da economia colonial era garantido pela mão de obra escrava, que era empregada em diversas áreas: pecuária, lavoura, coleta, pesca e transporte de produtos. Os escravizados também realizavam uma diversidade de atividades desde o plantio (diversas culturas) até a preparação e o processamento do açúcar.
As jornadas de trabalho dos trabalhadores escravizados nos engenhos variavam: o plantio (preparação do solo) demandava diariamente aproximadamente 13 horas de trabalho; já o corte e a moagem da cana-de-açúcar demandavam 18 horas diárias.
Os escravos de campos integravam 80% dos trabalhadores escravizados dos engenhos de açúcar e trabalhavam plantando, colhendo, guiando boiadas e outros animais, pescando, caçando, entre outras coisas. Existiam os escravos que labutavam na produção do açúcar: esses constituíam aproximadamente 10% dos escravizados. As escravas domésticas, que geralmente trabalhavam na casa-grande (habitação do senhor de engenho e de sua família), exerciam os cargos de faxineiras, cozinheiras, arrumadeiras, amas de leite. Os artesãos (oleiro, carpinteiro, ferreiro) constituíam, juntamente com os escravos domésticos, os outros 10% dos trabalhadores escravizados.
1-No período de auge do ciclo da cana-de-açúcar a maioria da população brasileira era composta: *
1 ponto
De povos indígenas espalhados em tribos por várias partes do território.
De homens livres habitantes de pequenas cidades
De africanos e seus descendentes escravizados.
De imigrantes europeus, principalmente italianos e alemães.
2-Em quais atividades a mão de obra escrava era empregada:
No comércio de vários produtos.
Nas indústrias de alimentos e vestuários.
Em atividades turísticas e na prestação de serviços.
Na agropecuária e no extrativismo
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
1- De africanos e seus descendestes escravizados.
2- Na agropecuária e no extrativismo (até em questão da mineração).
Explicação:
isadoraalmeida34:
me chama nesse número
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás