• Matéria: Filosofia
  • Autor: kalixx
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o fragmento e responda às perguntas que seguem:

Origem do conhecimento – Durante enormes intervalos de tempo, o intelecto nada produziu senão erros; alguns deles se revelaram úteis e ajudaram a conservar a espécie: quem com eles se deparou, ou os recebeu como herança, foi mais feliz na luta por si e por sua prole. Esses equivocados artigos de fé, que foram continuamente herdados, até se tornarem quase patrimônio fundamental da espécie humana, são os seguintes, por exemplo: que existem coisas duráveis, que existem coisas iguais, que existem coisas, matérias, corpos, que uma coisa é aquilo que parece; que nosso querer é livre, que o que é bom para mim também é bom em si. Somente muito tempo depois surgiram os negadores e questionadores de tais posições – somente muito tempo depois apareceu a verdade como a mais fraca forma de conhecimento.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A Gaia ciência, §110.

a) Qual é o principal assunto do texto?

b) O autor afirma ser um equívoco considerar que “o que é bom para mim também é bom em si”. Qual é o significado dessa ideia?

Respostas

respondido por: juschmittlia
2

a) O assunto gira em torno da origem do conhecimento, onde, com os erros, aprendemos com a verdade/memória dos nossos antepassados, o que nos ajudou a criar um conhecimentos acerca de algum assunto específico, como a matéria, por exemplo.

b)  O autor afirma ser equívoco porque as verdades são relativas, elas mudam com o passar do tempo e mentalidade da sociedade.

Podemos ainda, para entender melhor a frase, formula-la de uma maneira diferente: "O que é bom para mim nem sempre será bom para você."

Perguntas similares