5 - Confidência do Itabirano
Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.
E esse alheamento do que na vida é porosidade e
[comunicação.
A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,
vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e
[sem horizontes.
E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,
é doce herança itabirana.
De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:
esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil,
este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;
este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;
este orgulho, esta cabeça baixa...
Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede.
Mas como dói!
ANDRADE, C. D. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003.
Carlos Drummond de Andrade é um dos expoentes do movimento modernista brasileiro. Com
seus poemas, penetrou fundo na alma do Brasil e trabalhou poeticamente as inquietudes e os
dilemas humanos. Sua poesia é feita de uma relação tensa entre o universal e o particular, como
se percebe claramente na construção do poema Confidência do Itabirano. Tendo em vista os
procedimentos de construção do texto literário e as concepções artísticas modernistas, concluise
que o poema acima
a.( ) representa a fase heroica do modernismo, devido ao tom contestatório e à utilização de
expressões e usos linguísticos típicos da oralidade.
b.( ) apresenta uma característica importante do gênero lírico, que é a apresentação objetiva de
fatos e dados históricos.
c.( ) evidencia uma tensão histórica entre o “eu” e a sua comunidade, por intermédio de imagens
que representam a forma como a sociedade e o mundo colaboram para a constituição do
indivíduo.
d.( ) critica, por meio de um discurso irônico, a posição de inutilidade do poeta e da poesia em
comparação com as prendas resgatadas de Itabira.
e.( ) apresenta influências românticas, uma vez que trata da individualidade, da saudade da
infância e do amor pela terra natal, por meio de recursos retóricos pomposos.
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C
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espero ter ajudado
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evidencia uma tensão histórica entre o “eu” e a sua comunidade, por intermédio de imagens que representam a forma como a sociedade e o mundo colaboram para a constituição do indivíduo.