Um dos temas mais debatidos na Geografia Humana da atualidade é o da globalização. Sobre esse tema, é incorreto afirmar o que segue:
a)( ) Sua origem pode ser identificada no período mercantilista iniciado, aproximadamente, no século XV.
b)( ) A globalização das comunicações tem sua face mais destacada na rede mundial de computadores, que permite um intenso fluxo de troca de ideias e informações.
c)( ) A globalização das comunicações, paradoxalmente, diminuiu a universalização do acesso a meios de comunicação, apesar da inovação tecnológica. Isso se deve à lógica de mercado do Sistema Capitalista.
d)( ) Os efeitos da globalização no mercado de trabalho são evidentes com a criação de modalidades de emprego para países com mão de obra mais barata voltada à execução de serviços que não exigem alta qualificação.
e)( ) A globalização intensifica o ritmo das mudanças nos meios de produção, tendendo a um aumento de tecnologias limpas e sustentáveis.
5. Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas. Há uma busca de uniformidade, ao serviço dos atores hegemônicos, mas o mundo se torna menos unido, tornando mais distante o sonho de uma cidadania verdadeiramente universal. Enquanto isto, o culto ao consumo é estimulado.
Milton Santos. Por uma outra globalização. Record, Rio de Janeiro, 2000. Segundo o autor:
a)( ) o neoliberalismo acentua as diferenças locais.
b)( ) a globalização é uma força motriz de padronização social.
c)( ) o consumo deveria ser estimulado para que todos pudessem ter acesso ao mercado e aos atores hegemônicos.
d)( ) as diferenças sociais minimizam com o avanço da globalização e a partir da homogeneidade verificada no mundo com o fim da Guerra Fria.
e)( ) a homogeneização do planeta é uma consequência da retração global imposta pelo neoliberalismo.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
a c) TA INCORRETA ESPERO AJUDAR BEEEEEELLEEEEE
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás