O NATURALISMO
O Naturalismo, como vimos no roteiro anterior, considera o ser humano como um produto biológico, cujo comportamento é o resultado de fatores como o ambiente social, a hereditariedade e a educação. Todos esses fatores determinam a sua condição, o seu comportamento.
Uma das obras do Naturalismo brasileiro é o romance O missionário, de Inglês de Souza.
Nele, o autor conta a história do padre Antônio de Morais que não tinha aptidão alguma para o sacerdócio, apesar de possuir grande prestígio como um sacerdote correto e devoto, e se ressentia com a severa disciplina do seminário e toda repressão da sexualidade sofrida na adolescência.
Entediado com o vilarejo onde mora, o padre decide catequizar os temíveis indígenas munducurus e se embrenha na mata com o sacristão que no meio do caminho volta para o vilarejo.
O padre acaba adoecendo, mas consegue chegar ao sítio de João Pimenta onde conhece Clarinha, a neta do fazendeiro, que cuida dele com cuidados extremos. Diante da sensualidade da mameluca, ele não resiste e cede ao desejo sexual. Ao final, restabelecido, o Padre retorna para o vilarejo com Clarinha e é recebido pelo povo da cidade, que o julgava morto, como um verdadeiro santo.
Leia o trecho abaixo que retrata um momento de reflexão do padre Antônio de Morais e responda às questões que seguem.
Entregara-se corpo e alma à sedução da linda rapariga que lhe ocupara o coração. A sua natureza ardente e apaixonada, extremamente sensual, mal contida até então pela disciplina do Seminário e pelo ascetismo que lhe dera a crença na sua predestinação, quisera saciar-se do gozo por muito tempo desejado, e sempre impedido. Não seria filho de Pedro Ribeiro de Morais, o devasso fazendeiro do Igarapé-mirim, se o seu cérebro não fosse dominado por instintos egoísticos, que a privação de prazeres açulava e que uma educação superficial não soubera subjugar. E como os senhores padres do Seminário haviam pretendido destruir ou, ao menos, regular e conter a ação determinante da hereditariedade psicofisiológica sobre o cérebro do seminarista? Dando-lhe uma grande cultura de espírito, mas sob um ponto de vista acanhado e restrito, que lhe excitara o instinto da própria conservação, o interesse individual, pondo-lhe diante dos olhos, como supremo bem, a salvação da alma, e como meio único, o cuidado dessa mesma salvação. Que acontecera? No
momento dado, impotente o freio moral para conter a rebelião dos apetites, o instinto mais forte, o menos nobre, assenhoreara-se daquele temperamento de matuto, disfarçado em padre de S. Sulpício.
Em outras circunstâncias, colocado em meio diverso, talvez que Padre Antônio de Morais viesse a ser um santo, no sentido puramente católico da palavra, talvez que viesse a realizar a aspiração da sua mocidade, deslumbrando o mundo com o fulgor das suas virtudes ascéticas e dos seus sacrifícios inauditos. Mas nos sertões do Amazonas, numa sociedade quase rudimentar, sem moral, sem educação... vivendo no meio da mais completa liberdade de costumes, sem a coação da opinião pública, sem a disciplina duma autoridade espiritual fortemente constituída... sem estímulos e sem apoio... devia cair na regra geral dos seus colegas de sacerdócio, sob a influência enervante e corruptora do isolamento, e entregara-se ao vício e à depravação, perdendo o senso moral e rebaixando-se ao nível dos indivíduos que fora chamado a dirigir.
Questão 1 - Qual a concepção de homem subjacente (que está implícita) ao texto?
A) Ser livre.
B) Ser determinado por certos fatores.
C) Ser dotado de vontade.
D) Ser capaz de resistir a todas as pressões.
E) Ser autônomo e soberano em relação à natureza.
Questão 2 – Você acredita, como os Naturalistas no século XIX, que o comportamento do ser humano é determinado pelo ambiente, pela hereditariedade e pela educação? O ser humano é livre ou não? Justifique sua resposta.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
a pergunta da é a letra a e a pergunta dois é o humano é livre ou não se é livre
respondido por:
5
Resposta:
a letra a letra b e urbana livre sim como mostra no texto na parte do terceiro parágrafo
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás