Respostas
Olá,
A globalização é compreendida como uma integração internacional, onde os países tiveram uma proximidade bastante expressiva, principalmente em razão da facilidade de comunicação dos tempos atuais, fator tecnológico. E migração internacional consiste na troca de países que as pessoas fazem ao longo da história, já que isso não é algo característico dos dias de hoje, mas sim da formação histórica do mundo.
A ideia deste texto é buscar compreender o paralelo existente entre esses dois fatores, uma vez que no mundo contemporâneo não se pode dizer que eles não estão correlacionados.
Globalização
A globalização é um processo de integração internacional, que engloba aspectos dá área econômica, social, política e cultural, permitindo redução dos custos de comunicação e de mobilidade entre os diferentes países, superando as linhas de fronteiriças.
Alguns autores argumentam que essa ideia de globalização nasce nos tempos modernos, outros acreditam que a globalização é algo que nasce há muitos séculos passados. Mas a globalização tem, sem dúvida, um destaque e um formato diferente no final do século XX e início do século XXI, muito em razão da tecnologia e da facilidade de comunicação.
Nos anos 2000, o Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou quatro aspectos da globalização, são eles: o comércio exterior; movimentos de capitais; migração; disseminação de conhecimento e tecnologia.