Alguém poderia me explicar sobre o verbo transitivo direto e transitivo indireto de forma mais simplificada? Eu já procurei em todos os lugares explicações e não entendi até agora.
Respostas
O que é um verbo transitivo?
Os verbos transitivos precisam de complemento para que possamos dar sentido à frase em que são empregados. Esse complemento pode ser seguido ou não de preposição, o que leva à classificação deles em transitivos diretos, transitivos indiretos ou intransitivos.
Vamos conferir alguns exemplos:
1. Ana comprou chocolates.
2. A bolsa pertence à Laura.
No exemplo 1, temos o sujeito “Ana”, que exerce a ação de comprar. O objeto da compra é “Chocolates”. O verbo precisou ser completado por um objeto, ou seja, um complemento. Se você tirar o complemento, a frase fica sem sentido, parecendo que falta uma parte.
No segundo exemplo, temos “A bolsa pertence”. Pertence a quem? “À Laura”. Se não colocarmos o complemento, a frase fica sem sentido.
Verbo transitivo direto
Os verbos transitivos diretos necessitam de um objeto direto para completar o sentido da frase, não exigindo preposição obrigatória. O objeto direto responde às perguntas “o quê?” ou “quem?”, indicando, dessa forma, o elemento que sofre a ação verbal.
Exemplo:
Camila bebe água.
Camila bebe. Quem bebe, bebe alguma coisa. O quê? O verbo beber precisa de um complemento para concluir a informação transmitida. “Água” é esse complemento, chamado de transitivo direto porque não exige preposição entre o verbo e seu objeto.
Outros exemplos:
Ler: Amélia leu os livros.
Fazer: Vocês fizeram a prova?
Atropelar: O ônibus atropelou a moça.
Empurrar: A menina empurrou o carrinho.
Verbo transitivo indireto
Diferentemente dos transitivos diretos, os transitivos indiretos exigem preposição. Esse complemento recebe o nome de objeto indireto.
Exemplo:
Acredito na sua boa vontade.
Acredito em quê? “Na sua boa vontade”. Uma vez que o que complementa o sentido do verbo “acreditar”melhorar vem precedido de preposição, estamos diante de um verbo transitivo indireto.
Outro exemplo:
Luana precisa de férias.
Luana precisa de quê? “De férias”. Para fazer sentido, o verbo precisa do complemento com preposição. Sem ele, o verbo “precisar” não passa a informação completa. “De férias”, preenche o que falta para que a oração faça sentido.
Verbo intransitivo
Os verbos intransitivos não precisam de complemento. Eles sozinhos bastam para dar sentido à frase. Formam o predicado sozinhos.
Exemplos:
Luís morreu.
Paulo chegou.
O Vasco venceu.
Os verbos intransitivos são, em algumas vezes, acompanhados de adjunto adverbial ou de predicativo.
Exemplos:
Luís morreu serenamente.
Paulo chegou satisfeito.
O Vasco venceu grandiosamente.
Agora que você sabe tudo sobre verbo transitivo, apresentamos alguns exercícios para você testar seus conhecimentos. Leia, releia, assinale a alternativa que achar correta e depois confira o gabarito. Faça e refaça quantas vezes for necessário.
Gostou do texto sobre verbo transitivo? Conseguiu acertar a maior parte dos exercícios? A transitividade do verbo é uma matéria muito importante e que sempre cai nas provas de vestibulares.
Agora que você já está craque no assunto verbos transitivos, lhe convido a aprender mais sobre Gramática com o nosso guia completo! Lembre-se sempre de conferir o Plano de Estudos do Stoodi e também os exercícios que são atualizados periodicamente. Bons estudos!
ESPERO TER AJUDADO!!!