Respostas
Resposta:
o líder indígena Almir Narayamoga Suruí. Na sua avaliação, esse estatuto trará avanços `s populações indígenas, pois definirá critérios para que elas possam gerar melhores condições de vida nas áreas demarcadas, com a geração de renda de forma sustentável e sem agredir o meio ambiente. Além disso, também reconhecerá parâmetros que não deixarão dúvidas sobre a destinação desses territórios, o que pode reduzir os conflitos com invasores.
Conhecido por seu ativismo nas causas indígenas, Almir também é o líder máximo do povo Paiter Suruí devido à sua atuação frequente na luta pela etnia. Para ele, a comunidade indígena também tem outros desafios a serem vencidos, como conquistar uma presença maior nos debates das políticas públicas para os índios como também lutar pela demarcação mais ágil das terras indígenas.
Na data em que é comemorado o Dia do Índio, Almir faz uma avaliação da situação dos povos nativos hoje no Brasil, que reúne 896 mil pessoas distribuídas em 305 etnias, segundo o último censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010. Em entrevista, ele considera a participação dos índios na política partidária essencial para conquistar benfeitorias à causa indígena