A guerra entre arabes e israelenses, em 1973, que resultou em um aumento sly!
A crise da Guerra do Vietnã, que resultou em uma derrota impactante para os EUA.
17
Das disposições trazidas pelo Ato Institucional Nº 5, decretado em 1969, assinale a alternativa
que NÃO pertence a este dispositivo legal:
Respostas
Resposta:
Entre os vários conflitos ocorridos entre árabes e israelenses, está a Guerra do Yom Kippur, que durou cerca de vinte dias no mês de outubro de 1973. O nome dessa guerra está relacionado com o feriado judaico do Dia do Perdão – Yom Kippur, em hebraico. Aproveitando as comemorações judaicas e de falhas no sistema de inteligência do exército israelense, Egito e Síria atacaram Israel em 06 de outubro de 1973.
O motivo principal da Guerra do Yom Kippur foi a anexação de territórios sírios e egípcios por Israel durante a Guerra dos Seis Dias, em julho de 1967. Esses territórios eram a Península do Sinai, uma parte do Canal de Suez, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e as Colinas de Golã.
O ataque pegou as forças militares israelenses de surpresa, já que não acreditavam em um ataque por parte dos árabes, principalmente após a fulminante vitória israelense na Guerra dos Seis Dias. Além da soberba dos militares israelenses, houve falhas no sistema de inteligência militar em decorrência, principalmente, do fato de o principal informante israelense ser Ashraf Marwan, filho do ex-presidente egípcio Gamal Abdel Nasser, o que teria retardado as informações sobre as movimentações das tropas sírias e egípcias.
O exército do Egito chegou a adentrar 15 quilômetros do território controlado por Israel na Península do Sinai. Os israelenses sofreram importantes baixas nos confrontos que ocorreram ao longo do Canal de Suez. Entretanto, a contraofensiva israelense deteve os egípcios e adentrou o território sírio, atingindo a capital do país, Damasco
ESPERO TER AJUDADO SE TIVER AJUDADO ME MARCA COMO MELHOR REPOSTA.