O diabetes e o impacto resultante das oscilações da glicose sanguínea a curto e longo prazos podem causar várias complicações, inclusive emergências clínicas agudas, incapacidade e morte. Diabetes é um fator de risco significativo para cardiopatia coronariana e acidente vascular encefálico e é a causa principal de cegueira e doença renal crônica, além de uma causa comum de amputações dos membros inferiores. O controle rigoroso da glicemia por meio de várias intervenções clínicas reduz as complicações associadas ao diabetes. Conhecendo as funções da insulina e da glicose, assinale a alternativa correta.
a.
A insulina é um hôrmonio catabólico, atuando em processos como gliconeogênese e glicogenólise, estimulando a degradação de glicogênio.
b.
A dosagem plasmática de hemoglobina glicada corresponde aos valores de glicemia das 24h anteriores a realização do exame.
c.
O transportador de glicose 4 (GLUT-4) é o transportador não dependente de insulina. Esse transportador está permanentemente localizado na membrana plasmática, facilitando a entrada da glicose nas células beta pancreáticas.
d.
A forma ativa da insulina é composta de três cadeias polipeptídicas – uma cadeia A, uma cadeia B e uma sequência sinal.
e.
As cadeias de peptídio C podem ser dosadas clinicamente e este valor pode ser usado para estudar a função das células beta-pancreáticas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás