Explique a origem e o funcionamento do método da Maiêutica Socrática relacionando-o com a sentença "Só sei que nada sei"
Respostas
resposta e explicação:
Com este depoimento dou início a uma série dedicada aos grandes vultos da humanidade, pois considero que é muito importante que os escolares dos diferentes níveis conheçam aquelas pessoas de projeção universal que, com os seus grandes valores, muito contribuíram para os diferentes campos da cultura, da educação, do desenvolvimento humano e científico, da paz, da ecologia, da fraternidade entre povos e pessoas, da filosofia e do pensamento, da democracia, da luita contra a escravidão e de tudo aquilo que for positivo para o mundo, a sociedade e a vida de todos os seres humanos. Analisando a biografia, obra e pensamento de todos estes vultos, os escolares hão poder refletir sobre a ação e pensamento de todos eles, tomando posturas certas nas suas próprias vidas, ao poder seguir o exemplo de aqueles, utilizando o método comparativo que já na antiguidade propunha Plutarco.
Em sucessivos depoimentos daremos a voz a vultos tão extraordinários como: Buda, Rigoberta Menchú, Confúcio, Gandhi, Lincoln, Jesus, Salvador Allende, Kant, Mandela, Hélder Câmara, Freud, Luther King, Madame Curie, Fleming, Voltaire, Benjamim Franklin, Rammohun Ray, Ellen Key, Agostinho de Hipona, Carlos Marx, Goethe, Descartes, Platão, Aristóteles, Quintiliano, Séneca, Leonardo da Vinci, Camões, Luis Vives, Pascal, Darwin, Einstein, Tagore, Sartre, Isadora Duncan, Wittgenstein, Condorcet, Alfred Nobel, etc.
socrates-bustoSócrates (470 a.C-399 a.C.) foi um filósofo grego, sendo referência central na filosofia do Ocidente. O princípio de sua filosofia estava na frase “Conhece-te a ti mesmo”. Não deixou obra escrita, mas outros filósofos como Platão, Xenofonte, Aristófanes e Aristóteles, se encarregaram de propagar sua filosofia. Nasceu em Atenas, no ano de 470 a.C. Filho do escultor e pedreiro Sofronisco e da parteira Fenarete, da sua infância nada se sabe. Homem feito, chamava atenção não só pela sua inteligência mas também pela estranheza de sua figura e seus hábitos. Corpulento, baixo, nariz chato, boca grande, olhos saltados, vestes rotas, pés descalços, costumava fiar horas mergulhado em seus pensamentos. Quando não estava meditando solitário, conversava com seus discípulos, procurando ajudá-los na busca da verdade. Antes de Sócrates surgir no panorama intelectual da Grécia, os filósofos estavam voltados para a explicação natural do universo, fase que ficou conhecida como pré socrática. No final do século V a.C. iniciou-se a segunda fase da filosofia grega, conhecida como socrática ou antropológica, onde a preocupação de maior vulto se relacionava com o indivíduo e a organização da humanidade. Passaram a perguntar: O que é a verdade? O que é o bem? O que é a justiça.