• Matéria: História
  • Autor: flaviocesar
  • Perguntado 5 anos atrás

Comente sobre as diferenças apresentadas na mentalidade europeia com o surgimentos de ideias renascentistas.


alessahscontabeis: acho que ficou meio grande

Respostas

respondido por: gabiinspira
1

OIIIIIII BOM DIAAAAAAAAAA!

RESPOSTAS DO DIA 04/12/2020 :

• PORTUGUÊS AULA 156 = 1D - 2C

• MATEMÁTICA AULA 158 = 1C - 2D

• ARTE AULA 63 = 1A - 2D

• INGLÊS AULA 59 = 1A - 2D

• GEOGRAFIA AULA 92 = 1C - 2A

ESPERO TER AJUDADO BJSSS

MARCA COMO MELHOR RESPOSTA POR FAVOR!


flaviocesar: nao entendi
respondido por: alessahscontabeis
0

Resposta:

O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.

O movimento representou uma das principais mudanças de mentalidade na história da humanidade, caracterizando-se pelas transformações de ideias em relação aos pensamentos expressos na Idade Média.  

O renascimento surgiu em uma época de importantes transformações no modo de enxergar o mundo, atingindo o seu auge no século XVI. A visão teocêntrica que enxergava Deus como centro do universo estava dando lugar ao pensamento antropocêntrico, que percebia o homem como figura central do universo.

Também conhecido como renascença ou renascentismo, o movimento foi caracterizado por estabelecer princípios, métodos e formas artísticas com características da arte clássica da cultura greco-romana.  

Além disso, o renascimento lançou mão de uma conjunto de regras matemáticas de desenhos chamada técnica da perspectiva que permitia reproduzir o aspecto real dos objetos em estruturas planas. O renascimento foi essencial para o abandono das ideias da Idade Média, no entanto, não deve ser considerado como uma ruptura radical entre a Era Medieval e a Modernidade.  

Contexto histórico

O renascimento surgiu na Europa entre os séculos XV e XVI e teve seu desenvolvimento ligado a uma série de mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorreram no final da História Medieval.

Após a queda de Constantinopla, os antigos bizantinos se instalaram na Itália, onde desenvolveram a cultura clássica. Esse fato, associado ao passado de Roma, possibilitou o desenvolvimento do classicismo presente no renascimento.

Durante os séculos XIV e XV, houve o renascimento urbano na Europa, onde surgiram novas cidades, que foram povoadas por nobres, artistas, artesãos, trabalhadores de diversas áreas e pela nova classe social que surgira: a burguesia.

No cenário político e econômico, houve o declínio do feudalismo, o fortalecimento do poder dos reis e o surgimento das Monarquias Nacionais. Esses aspectos possibilitaram liberdade econômica e comercial.

Acompanhado das mudanças sociais e políticas, surgiram transformações de ordem religiosas. Nesse período, a Igreja Católica perdeu com os movimentos de contestação que deram origem à reforma religiosa.

Assim, passou a haver um conflito entre fé e razão, de modo que Deus deixou de ser o centro de tudo e o homem passou a ser valorizado, dando origem ao período de transição entre o teocentrismo medieval e o antropocentrismo renascentista. Foi nesse contexto que surgiu o movimento renascentista.

Características do Renascimento

Antropocentrismo, racionalismo, valorização da antiguidade clássica, cientificismo, individualismo. Essas são algumas características do renascimento. Durante toda a Idade Média, Deus era tido como o centro do universo. A partir do renascimento, surgiu o antropocentrismo que se opunha ao modelo teocêntrico, defendendo a ideia do homem como centro do universo.

Homem virtuviano, umas das obras mais conhecidas do Renascimento, de autoria de Leonardo Da Vincci.

(Foto: Wikipedia)

Nesse período, diversos aspectos do ser humano foram valorizados e o homem passou a ter uma posição de destaque. Assim, tornou-se o principal responsável pela condução da história da humanidade. Esse ideia foi reforçada, sobretudo, com as descobertas científicas da época.

Valores da Antiguidade Clássica

É muito comum observar traços das obras antigas clássicas nas obras renascentistas. Isso deve-se ao fato de os artistas do Renascimento defenderem que a arte da Grécia e da Roma Antiga tinham um valor estético e cultural superior ao das artes da Era Medieval. Essa influência pode ser observada, sobretudo, na escultura.

Humanismo

Característica que se destacou nas obras renascentistas, o humanismo desenvolveu o espírito crítico do ser humano. O homem passou a ser colocado no centro do mundo. Nesse sentido, a visão teocêntrica foi deixada de lado e passou-se a adotar a visão antropocêntrica.

O humanismo surgiu como tese para a valorização do ser humano. Nas obras renascentistas, essa característica se fez presente na filosofia – onde se desenvolveu o espírito crítico do ser humano –, e nas artes, com a reprodução de situações do cotidiano e na fiel representação dos traços e formas humanas.

R


alessahscontabeis: ai esta
alessahscontabeis: é grande mas é boa
Perguntas similares