O RACISMO NO ESPORTE
Autor: Edson Soares
Compreende-se como racismo qualquer pensamento ou atitude que separam raças humanas por considerarem algumas superiores a outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias e determinados traços de caráter, inteligência ou manifestações culturais. Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece em mente das pessoas. É contra negros, mas o racismo é um preconceito baseado nas diferenças de raças das pessoas.
Pode ser contra negros, Asiáticos, índios, mulatos, e até com brancos, por parte de outras raças. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são principal referência quando é discutido o tema racismo.
O racismo em uma pessoa tem diversas origens, depende da história de cada um. Em alguns casos, pode ser por crescerem ouvindo as diferenças e superioridades de determinadas raças, em outros, alguma atitude que moldou seu pensamento. Não importa como o racismo cresceu na mente das pessoas, mas vale ressaltar que se ele for provado, é um crime inafiançável, com pena de até, 3 anos de prisão.
A tendência a se pensar que há distinção e superioridade entre as raças humanas escreveu muitas páginas tristes na história.
Os genocídios na idade média, a escravidão dos negros no período das grandes navegações e o holocausto arquitetado por Adolf Hitler na segunda guerra mundial. São alguns dos episódios que, em sua época foram justificados pelo ideal da existência de uma ¨Raça Pura¨ nem mesmo elaboração da declaração Universal dos Direitos do Homem em 1948, e o combate a movimentos racistas impediram ações preconceituosas. A prática racista se estende, até mesmo, ao âmbito do esporte e traz exemplos vivenciados até os dias atuais.
A luta contra o Racismo: A inclusão do Negro pelo esporte.
Foi no esporte e por meio dele que os negros tiveram verdadeira ferramenta de ascensão social ou que pelo menos lhes possibilitaram vislumbrar horizontes para além das mazelas cotidianas superando as expectativas de manutenção da pobreza, que significativas vezes eram quase hereditárias.
O esporte na comunidade negra tem função estratégica bem diferente do que nas camadas burguesas ou mais afastadas da sociedade. Nestas, o esporte é usado como instrumento estético, de embelezamento e proteção contra o envelhecimento natural do corpo numa repetição da antiguidade clássica. Naquelas, o esporte foi descoberto e declarado como rota para a superação da exclusão social e racial, em que a tonalidade preta da cor da pele era indício de garra, virilidade, condicionamento físico, porem de forma recheada de tantos estereótipos como de aberrações que entraram para a história.
Adolf Hitler, por exemplo, acreditava na ideia de uma raça ariana superior, e decepcionou-se pela vitória vinda dos pés de Jesse Owens. Este atleta veio a ganhar quatro medalhas de ouro na Olimpíadas de Berlim, em 1936, nos 100m, 200m, revezamento 4 X 100 e salto em distância, causando a irritação de Hitler e derrotando a sua propaganda nazista de superioridade da raça ariana.
1º) Baseando-se no texto acima , defina o que é racismo.
2º) O racismo inclui apenas o preconceito contra negros?
( ) sim ( ) não
3º) Você concorda que o esporte colaborou para ascensão social dos negros?
( ) sim ( ) não
Justifique sua resposta
4º) É fato que a prática do racismo se estende no esporte. Cite caso de racismo ocorrido no esporte atualmente.
5º) Por que a vitória vinda dos pés de Jesse Qwens decepcionou Adolf Hither?
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
1 Questão:Racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam raças humanas por considerarem umas superiores a outras
2 Questão:não
3 Questão:Sim, porque foi por meio do esporte que os negros tiveram total ascensão ou que pelo menos lhe possibilitava vislumbrar horizontes para além das mazelas cotidianas
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás