• Matéria: Português
  • Autor: carlateles08
  • Perguntado 5 anos atrás

elabore uma linha do tempo sobre a evolução da moda ​

Respostas

respondido por: raquelbr12345630
0

Resposta:A extravagância na história da moda tem nome de rei. Luís XIV é conhecido na história da moda, entre outras coisas, por usar roupas extravagantes. A ideia era enfatizar a superioridade francesa através da vestimenta.Ao contar a história da moda é impossível não falar de Charles Frederick Worth, o artesão responsável por abrir o primeiro ateliê de alta-costura em Paris, em 1858.

Conhecido como o “pai da alta-costura”, o nome de Worth ficou eternizado na moda. O estilista inglês é lembrado por ter substituído a crinolina pela anquinha, um tipo de armação utilizada para dar volume aos quadris e traseiro da mulher.Momentos traumáticos como a Primeira Guerra Mundial exerceram influência na história da moda.Quando falamos dos anos 1920 é impossível não mencionar o nome de Gabrielle Bonheur Chanel, a estilista símbolo da mulher moderna. A relação de Chanel ou Coco, como era conhecida pelos amigos, com a moda começou em 1910, ano em que trabalhava em uma loja de chapéus.Em outubro de 1926, a Vogue americana descreveu o “pretinho básico” como o “Ford” da Chanel, acrescentando que o mundo inteiro vestiria a peça. A comparação feita pela Vogue se deve ao fato de que o vestido, assim como o “Modelo T” da Ford, tinha um forte apelo comercial.  

Características do estilo de Chanel, como a simplicidade e o uso de tecidos utilitários estão relacionadas à vida humilde que a estilista teve até encontrar o primeiro emprego, aos 20 anos

Explicação:

Quando pensamos na história da moda e da alta-costura logo vem a cabeça nomes famosos, como Coco Chanel, Christian Dior, Louis Vuitton, entre outros.A palavra moda vem do latim “modus” e significa costume, maneira ou comportamento.

egundo antropólogos, o surgimento da roupa está relacionado à necessidade manifestada pelo ser humano de esconder a nudez e de se proteger do frio, da chuva e do calor.

As vantagens em utilizar pele animal logo foram descobertas pelos nossos ancestrais. Além do frio, era possível se proteger de pedras e espinhos.

A utilização de roupas pelo ser humano remonta 600 mil anos a.C. Fato facilmente comprovado pelas diversas escavações em que agulhas feitas de ossos foram encontradas.

Dando um salto, chegamos ao surgimento da tecelagem na Mesopotâmia. Na época, a roupa era enrolada ao corpo e era possível manter a cor original ou tingir o tecido com diferentes cores.

No Egito, as roupas e a identidade caminhavam juntas. Os faraós se diferenciavam dos demais por não utilizarem ornamentos. A calda de um leão e um falso cavanhaque simbolizavam o poder.


raquelbr12345630: As roupas também foram influenciadas pelo movimento hippie. Cabelos longos, batas indianas, saias longas e calças estilo boca de sino faziam parte da indumentária dos jovens.
raquelbr12345630: O visual dos anos 1970 foi inspirado no movimento hippie. Peças como vestidos, acessórios e calças boca de sino eram vistas com frequência. O visual hippie deu suas caras na moda no final dos anos 1960 e predominou até 1975, influenciando a alta-costura com acessórios como flores, túnicas e bordados.
raquelbr12345630: A teatralidade e excentricidade na história da moda surgiu a partir do glam rock. O movimento surgiu no começo da década de 1970 na Grã-Bretanha e após 1976 com o movimento da discoteca nos Estados Unidos.
raquelbr12345630: O auge do movimento discoteca ocorreu no final da década de 1970. A música latina, o funk e o soul influenciaram a moda. Tops tomara que caia de lantejoulas, blusas halter neck (tipo de decote que valoriza o colo feminino) de lurex e calças justas eram vistas com maior frequência.
raquelbr12345630: Londres é considerada o berço do fenômeno Punk rock, apesar das influências musicais terem surgido nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova York. O projeto do movimento Punk consistia na reunião de elementos como música alta e agressiva com roupas de mesmo caráter agressivo. As características principais do movimento são a indignação, a autoexpressão e a experimentação.
raquelbr12345630: A palavra que melhor define os anos 1980 certamente é extravagância. Peças como ombreiras, sobreposições, vinil e diferentes cores e formas marcaram a década.
raquelbr12345630: A maior presença das mulheres em cargos de chefia foi um fator essencial para o surgimento de um novo ideal feminino. Como consequência, a alfaiataria e ternos com ombros marcados dominaram o vestuário feminino.
raquelbr12345630: a ostentação também estava presente nos acessórios caros usados pelas atrizes. Historiadores consideram os anos 1980 como a década do exibicionismo social.
raquelbr12345630: O movimento hip-hop que surgiu no final dos anos 1970 e início dos anos 1980 nas cidades americanas dava suas caras. Entre as questões enfatizadas pelo movimento, destacam-se a cultura afro-americana e a preocupação com os problemas sociais enfrentados por populações urbanas.
raquelbr12345630: Peças amplamente utilizadas durante a década de 1990 parecem ter conquistado as famosas nos últimos anos. Calça de cintura alta, jeans rasgado, camisa xadrez e óculos redondos são usados por celebridades e por pessoas apaixonadas pela moda. Muito dessas tendências podem ser vistas no filme patricinhas de Berbely Hills
Perguntas similares