Conhecimento científico e senso comum se complementam. É difícil estabelecer uma fronteira que separa o conhecimento científico do senso comum. O saber das pessoas é construído pelas experiências vividas no cotidiano e transmitidas pela oralidade. Este saber presente na sociedade tem seu valor inestimável e não podemos negar, que a partir do conhecimento vulgar é que parte as bases das atividades científica. Portanto, conhecimento vulgar, formam um todo e as duas realidades se distinguem, quando aplicadas no realismo.
O senso comum também é conhecido com conhecimento vulgar ou popular, é utilizado no dia-a-dia para solução de problemas corriqueiros na vida das pessoas. Neste sentido, podemos considerar as asserções abaixo em relação ao senso comum.
I – Conhecimentos implícitos, variando de uma pessoa para outra de acordo com as condições existenciais em que se encontra.
II - Conhecimentos advindos das experiências espontâneas e comuns das pessoas, ou seja, acontecem na vida sem nenhum planejamento. Experiências neste contexto devem ser compreendidas como percepções cotidianas ocasionais.
III – Conhecimentos advindos dos experimentos ou experimentação decorrente de um plano de pesquisa sistemático, objetivo e universal para identificar a regularidade de um determinado fenômeno
IV - Conhecimento acrítico, não problematizado e natural. É um conhecimento fragmentado, sem ligações com os aspectos da realidade e não tem uma visão de totalidade sobre os fenômenos.
Estão corretas as alternativas em relação senso comum:
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
I, II e IV apenas.
Explicação:
No senso comum o conhecimento é implícito, variando de acordo com cada pessoa.
É fruto de experiências espontâneas. Além disso, é um conhecimento acrítico e natural.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás