• Matéria: Biologia
  • Autor: juliamdp1910
  • Perguntado 5 anos atrás

 A Caatinga é bastante conhecida pelo seu clima semi-árido, o que provoca secas prolongadas em toda a região do interior do Nordeste. A vegetação que vive lá é bastante adaptada a falta d'água. Como é chamada esse tipo de vegetação adaptada à seca? *

Caducifólia

Perene

Uniflora

Andina

Xerófita​

URGENTEE

Respostas

respondido por: carolina2322
0

Resposta:

Xerófila

Explicação:

Xerófilas: aparecem em regiões de clima seco. Nesse caso, os vegetais se adaptam à falta de chuva, substi­tuindo as folhas por espinhos, perdendo a folhagem ou cobrindo-a com uma cera que pode impermeabilizar a folha, evitando a evaporação (cactos e outros vegetais da caatinga brasileira).

Os vegetais xerófilos também possuem raízes profundas o que permite otimizar o aproveitamento da água que infiltra no subsolo.

Caatinga: A vegetação da Caatinga apresenta características de adaptação ao longo período de seca e grande diversidade de espécies vegetais, muitas delas endêmicas (desenvolvem-se apenas nessa região).

As principais características da vegetação são árvores baixas, troncos tortuosos e que apresentam espinhos e folhas que caem no período da seca (com exceção de algumas espécies, como o juazeiro). O cair das folhas é um mecanismo para evitar a perda excessiva de água e também diminuir a ocorrência de processos fotossintéticos para que as plantas entrem em estágio de economia de energia. Outra característica marcante é que as raízes das plantas cobrem o solo para que seja possível armazenar água durante o período de chuva.

Outra característica marcante das espécies vegetais encontradas na Caatinga é a capacidade de algumas plantas de realizar fotossíntese e produzir nutrientes mesmo que não apresentam folhas. Isso se deve ao fato de que essas espécies possuem caule verde com células constituídas por clorofila, que é o pigmento responsável por captar a luz e garantir que organismos consigam produzir seu alimento por meio da fotossíntese.

Perguntas similares