“Depressão e ansiedade, automutilação e suicídio. Apesar de pesadas, estas palavras chegaram ao vocabulário e ao cotidiano de crianças e jovens, e se fazem presentes nos vídeos que assistem na internet, em seus seriados, nas conversas e em seus silêncios. Tão parte da vida de crianças e adolescentes, as escolas não têm como ignorar esses fatos. O projeto Quero na Escola, que conecta as demandas dos estudantes por aprendizagens além do currículo obrigatório com voluntários que possam atendê-los, percebeu um aumento significativo na demanda por ações relacionadas a saúde mental na escola
Percebe-se, a partir do trecho, que, quando falamos de saúde mental no ambiente escolar, podemos afirmar:
A)
A escola é alvo do uso de drogas e de agressividade desmedida, principais motivos para os problemas de saúde mental entre os jovens. Por conta disso, a educação é a área que mais precisa do suporte dos psicólogos na avaliação das doenças que acometem professores e alunos, pois é fundamental fazer um diagnóstico correto para criar um programa de medicações e testes adequado.
B)
Entre a educação e a saúde existe um abismo de relações inegociáveis, pois isso é fundamental que o sistema de saúde funcione para que os alunos e professores tenham ao que recorrer.
C)
As questões de saúde mental estão em todos os lugares. Entre eles, a escola. Isso porque é uma questão que atravessa as relações humanas como um todo.
D)
O campo da saúde mental não abarca a escola, mas é preciso que ele se coloque em diálogo com ela, pois as pessoas ficam sadias mentalmente a partir de uma educação de qualidade.
E)
Esse tipo de cuidado está diretamente ligado à educação, pois o conhecimento dos conteúdos escolares são fundamentais para o desenvolvimento da inteligência, o que é base para se ter uma boa saúde mental.
Respostas
Resposta:
c
Explicação:
Porq a questão da sua mental estão em toda parte, nas ruas, casas escolas trabalhos etc
A afirmativa correta é a alternativa C, As questões de saúde mental estão em todos os lugares. Entre eles, a escola. Isso porque é uma questão que atravessa as relações humanas como um todo.
Atualmente, existem diversas pesquisas e estudos que relacionam a utilização da internet e de redes sociais com o aumento de casos de depressão, da ansiedade, da automutilação e do suicídio das crianças e dos adolescentes.
Sendo papel fundamental das escolas participarem da conscientização dos perigos do uso incorreto da internet e das redes sociais. Visto que as questões relacionadas à saúde mental estão nos mais diversos locais, entre eles nas escolas.
Bons estudos!