4. Observe os mapas e leia o texto.
Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época do Descobrimento.
Existiam maneiras de viver diferentes entre eles, por que os mapas da época colonial insistiam em retratar os indígenas canibais. Qual era o propósito disso? Reflita sobre isso, escreva sua resposta e lembre-se que : A cartografia nunca foi uma ciência neutra, que representa exatamente o espaço ou a realidade. Por trás de todo mapa, há um interesse (político, econômico, pessoal), um objetivo (ampliar o território, melhorar a área agrícola etc.) e um conceito (o direito sobre determinada região, o uso do solo etc.). "O mapa é uma representação adaptada da realidade. Por isso, nunca é isento", diz Carla Gimenes de Sena, doutora em Pesquisa em Geografia e Cartografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).
• Obs: Sem gracinhas ou terá sua resposta deletada.
Anexos:
jokker67a8:
não vou conseguir te ajudar nesse momento eu vou sair se eu voltar e ninguém tiver respondido eu respondo
Respostas
respondido por:
6
A pluralidade cultural de povos tem dois grandes troncos línguisticos que são inseridos na imagem 2: O tupi (guaranis, tupinambás, os tabajaras) e Macro-jê (carajás, bororos).
Sendo que os tupis eles são mais famosos pois no mapa do Brasil antes da chegada dos portugueses, séc 15, todo o litoral do ceará e rio grande do sul estaria ocupado por povos dentro do seu tronco linguístico, tupis e o segundo ponto marcante, seria a antropofagia, esse ato canibal que tem como propósito a consumação da vingança. Esse ritual das tribos tupis eram unidas por esse ciclo.
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Qualquer duvida entre em contato.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás