• Matéria: História
  • Autor: cookiee72
  • Perguntado 5 anos atrás

SOCUERROOOOOOOOOO
O termo escravidão logo traz à tona a imagem do aprisionamento e da venda de africanos, forçados a trabalhar para seus proprietários nas lavouras ou nas casas. Essa foi a realidade do Brasil até o final do século 19, quando, por fim, a prática foi considerada ilegal pela Lei Áurea, de 13 de maio de 1888.Mais de um século depois, ­porém, o Brasil e o mundo não podem dizer que estão livres do trabalho escravo atualmente. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que existam pelo menos 12,3 milhões de pessoas submetidas a trabalho forçado em todo o mundo, e no mínimo 1,3 milhão na América Latina. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), entidade ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e responsável pelas primeiras denúncias de trabalho escravo no Brasil, são escravizados a cada ano pelo menos 25 mil trabalhadores, muitos deles crianças ou adolescentes. Apesar de retratar as relações de trabalho em contextos históricos diferentes, o texto revela que: *

a)as condições do trabalho escravo na atualidade são melhores que as condições de trabalho escravo entre os séculos XVI e XIX, no Brasil.

b)os negros africanos continuam sendo traficados e comercializados no Brasil atual, como aconteceu entre os séculos XVI e XIX.

c)o trabalho escravo, que sustentou a economia brasileira até o final do século XIX, ainda faz parte da atual realidade do país.

Respostas

respondido por: dudadeh
3

Resposta:

c)o trabalho escravo, que sustentou a economia brasileira até o final do século XIX, ainda faz parte da atual realidade do país.


cookiee72: vlw
Perguntas similares