Sabemos que de acordo com Charroles (1988) e Fonseca (1992), os princípios básicos da coerência são a continuidade, a progressão, a não contradição e a articulação. Todos estes princípios são fundamentais para garantir a coerência de um texto.
Fonte: CHARROLES, M. Introdução aos problemas da coerência dos textos. In: GALVES, C.; ORLANDI, E. P.; OTONI, P. (Orgs.). O texto: escrita e leitura. São Paulo: Pontes, 1988, p. 39-85.
Fonte: FONSECA, J. Linguística e texto/discurso: teoria, descrição, aplicação. Lisboa: Ministério da Educação, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1992.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado, analise as asserções a seguir no que diz respeito aos elementos do princípio da articulação:
I. Encadeamento lógico.
II. Organização das informações.
III. Retomada de informações relevantes.
IV. Acréscimo de novas informações.
É correto apenas o que se afirma em:
I e II.
I, III e IV.
II, III e IV.
I e IV.
II e III.
Respostas
Resposta:
LETRA A
Explicação:
Resposta:
(V) I e II.
Explicação:
Por último, temos a articulação, que é o princípio da coerência que mantém relação estreita com a coesão textual. Para haver articulação em um texto, é necessário que as ideias apresentadas mantenham um encadeamento lógico e uma organização. Além disso, é preciso que as relações estabelecidas entre as informações estejam claras, a fim de propiciar a fluidez da leitura. A estratégia de articulação mais utilizada é o uso de conectivos, como “além disso”, “porém”, “no entanto”, “portanto”, “assim”, “então”, entre outros. A escolha do conectivo se dará em função da relação que se deseja enfatizar. Essa relação, por sua vez, pode ser de conformidade, adversidade, complementação, conclusão e outras.