Descreva sobre as características da industrialização brasileira citadas abaixo: a) Industrialização tardia. b) Industrialização de substituição de importados. c) Industrialização concentrada. d) Industrialização dependente. 2 — A maior parte do capital aplicado na industrialização brasileira, a partir de 1930, teve origem nos lucros obtidos com a exportação de qual produto? Explique como era empregado esse capital. 3 — Quais as características socioeconômicas do Brasil no período de 1500 a 1808 que atrasaram o processo de industrialização do país? 4 — Explique o que foi o Plano de Metas implantado pelo governo de Juscelino Kubitschek e quais os seus impactos na industrialização e na economia brasileira. 5 — A desconcentração industrial verificada no Brasil, na última década, decorre, entre outros fatores, da: a) ação do Estado, por meio de incentivos fiscais e políticas de desenvolvimento regional, exemplo da Zona Franca de Manaus. b) elevação da escolaridade dos trabalhadores, o que torna o território nacional atraente para novos investimentos industriais. c) presença de sindicatos fortes nos estados das regiões Sul e Sudeste, o que impede novos investimentos nessas regiões. d) globalização da economia que, por meio das privatizações, induz o desenvolvimento da atividade industrial em todo o território
Respostas
Resposta: A industrialização no Brasil começou mais tarde que muitos países e isso se deve à forma como se deu nossa colonização por Portugal.
Explicação: a )A industrialização no Brasil foi historicamente tardia ou retardatária, sendo considerado um país emergente ou em desenvolvimento.
b ) A abertura comercial de Fernando Collor atrapalhou o crescimento da indústria brasileira, com a redução gradual das tarifas de importação.
c) Eram indústrias de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação menos trabalhosa. A mão de obra usada era formada por imigrantes italianos.
d) Após a chegada da Família Real (1808) e a Abertura dos Portos às Nações Amigas, o Brasil passou a ser dependente dos produtos ingleses.
2- No primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945), a indústria brasileira deu um grande impulso. A intenção era evitar que o Brasil ficasse na dependência de outros países. Vargas mandou editar leis voltadas para a regulamentação do mercado de trabalho, assim como medidas protecionistas e investimentos em infraestrutura.O final da Segunda Guerra Mundial também foi bom para o Brasil, já que as indústrias europeias estavam arrasadas. O Brasil exportou muitos produtos para o velho continente.
Mas foi com a criação da Petrobras (1953), que o salto industrial se efetivou. O Brasil passou a produzir gêneros derivados do petróleo, por exemplo, borracha sintética, tintas, plásticos, fertilizantes etc.
No governo de Juscelino Kubitschek (1956 -1960) foi aberta a economia para o capital internacional, atraindo indústrias multinacionais.
3- Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal, esteve impedido de se desenvolver industrialmente (1500 a 1822). A metrópole proibia o estabelecimento de fábricas, a fim de que os brasileiros consumissem os produtos manufaturados portugueses. Após a chegada da Família Real (1808) e a Abertura dos Portos às Nações Amigas, o Brasil passou a ser dependente dos produtos ingleses.
4- No primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945), a indústria brasileira deu um grande impulso. A intenção era evitar que o Brasil ficasse na dependência de outros países. No governo de Juscelino Kubitschek (1956 -1960) foi aberta a economia para o capital internacional, atraindo indústrias multinacionais.
Nesse período foram instaladas no Brasil as montadoras de veículos internacionais, a saber, Ford, General Motors, Volkswagen e Willys.
Essas ações de Juscelino Kubitschek elevaram a industrialização do país, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) anual em 7%.
5- Durante as décadas de 1970, 1980 e início de 1990, a industrialização do Brasil cresceu menos devido à crise econômica. Mas a implantação do Plano Real estabilizou a economia e a indústria nacional novamente voltou a crescer (1994). Hoje o Brasil tem uma significativa base industrial, mas ainda é dependente de algumas tecnologias externas. Com a Revolução Industrial Inglesa surgiu uma classe operária de baixos salários e jornadas de trabalho de 16 horas. a) Esses operários eram os antigos donos dos teares e rocas, mas que foram vencidos pelos industriais. Com o vinda do camponês para a cidade, Londres tinha em 1800 uma população de 1 milhão de habitantes. b)Em 1811 surgiu o Movimento Ludita, que incentivava a destruição das máquinas pelos trabalhadores. c) Na década de 1830, o Movimento Cartista reivindicava o voto para todos os cidadãos ingleses. E logo surgiram as Trade Union (sindicatos), que proibiram o trabalho infantil, reivindicavam o trabalho de oito horas e o direito de greve. a) Mediante a isso, o Brasil importava praticamente todos os produtos industrializados, pois suas indústrias não haviam desenvolvido o suficiente. b) A Europa, como a região do globo que mais se industrializava, não queria o desenvolvimento industrial brasileiro, pois perderia mercado consumidor. c) O Brasil, portanto, dependeu exclusivamente da economia agrícola até a metade do século XX e, por isso, enfrentou sérios problemas econômicos e políticos. d) A crise de 1929 foi um exemplo da fragilidade da economia brasileira e também um aviso de que o país necessitava diversificar sua produção. Foi com a entrada de Getúlio Vargas em 1930 que o processo de industrialização tornou-se o eixo norteador das discussões e medidas políticas. Foi também na Era Vargas que importantes medidas aconteceram para o desenvolvimento industrial brasileiro.