Em época de crise financeira e desacelerações no crescimento da economia mundial, a necessidade de abertura do comércio é fundamental para melhorar o desempenho econômico.
Uma das principais dificuldades que os países em desenvolvimento encontram na abertura de novos mercados, ou até mesmo na expansão de mercados já existentes, é o protecionismo à produção nos principais países desenvolvidos, em particular no setor agropecuário.
O subsídio agrícola é ponto de divergência no comércio mundial. Há muito tempo, os países-membros da Organização Mundial de Comércio tentam um acordo sobre as regras de comércio e esbarram justamente nesta questão.
O subsídio agrícola é o valor pago ao produtor por unidade produzida ou exportada, no geral via departamentos governamentais ou associações de comércio, através de financiamentos com juros abaixo do mercado, isenção de impostos e outras políticas. Na prática, barateia a produção, tornando este produtor mais competitivo.
De acordo com o texto, a concessão de subsídios agrícolas por parte dos países desenvolvidos cria dificuldades para que os países em desenvolvimento tenham acesso aos mercados porque os produtos subsidiados apresentam preços
a)mais baixos e maior competitividade.
b)mais baixos e competitividade semelhante.
c)semelhantes e menor competitividade.
d)mais altos e menor competitividade.
e)semelhantes e maior competitividade.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
E)semelhantes e maior competitividade.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás