Durante a Ditadura Militar, uma das características marcantes estava atrelada ao exército, à imposição por força/vontade sobre os demais indivíduos da sociedade e à figura do ditador. Nesse sentido, podemos afirmar que ocorreram neste período: I - Perseguições, mortes e até exílio de quem se manifestasse contra a ditadura. II - Os militares governaram o país por meios dos chamados Atos Institucionais (AI), que eram instrumentos jurídicos criados para conduzir o país. III - Outras características da ditadura no Brasil foram: a cassação de políticos opositores, forte repressão aos movimentos de enfrentamento ao regime na sociedade, tortura e a censura aos meios de comunicação. IV - Apesar de durar longos 21 anos, apenas artistas e cantores não sofreram com perseguições e repressões, por serem figuras públicas, admitindo-se a liberdade de expressão, mesmo contra o regime, através de filmes, músicas e eventos artísticos. Assinale a alternativa CORRETA, utilizando-se de Verdadeiro (V) ou Falso (F):
Respostas
O regime militar instaurado no Brasil em 1964 estendeu-se por 21 anos [...].
Seus líderes, contudo, insistiam em acentuar o caráter temporário do período
e o teor do Ato Institucional nº 1 (AI-1), que decretava: realizações de eleições
indiretas, fortalecimento dos poderes do presidente [...] e decretou estado de
sítio sem autorização do Congresso (VICENTINO; DORIGO, 2010, p. 735).
Como observamos no AI-1, a falta de democracia estava presente no governo militar, bem
como a repressão dos opositores. Esse mesmo AI-1 tirava a estabilidade dos funcionários públicos,
entre outras medidas extremamente repressoras. O AI-1 tinha um tempo determinado (seis meses). Resposta:
C)
I-V, II-V, III-V, IV-F.
Explicação:
A questão principal nesse contexto de ditadura era o não direito a se manifestar e protestar contra o regime, pois a ditadura é o contrário da democracia. Quem se manifestasse contra a ditadura, naquele momento, era perseguido, morto ou exilado.
Os militares governaram o país com os chamados Atos Institucionais – AI. Eram normatizações que efetivavam a forma de conduzir o país.
Outras características da ditadura no Brasil foram: a cassação de políticos opositores, forte repressão aos movimentos de enfretamento ao regime na sociedade, tortura e a censura aos meios de comunicação – sobre este último, temos vários exemplos de filmes, músicas e eventos
artísticos que foram censurados.