Nos papagaios, os genótipos homozigotos P+P+ e P’P’ condicionam, respectivamente penas vermelhas e penas amarelas nas asas, independentemente do sexo do indivíduo; o genótipo heterozigoto P+P’ condiciona penas vermelhas nas asas dos machos e penas amarelas nas asas das fêmeas. Considere que em um viveiro exista uma fêmea com penas das asas de cor vermelha, e que ela tem dois filhotes, um com penas amarelas nas asas e o outro com penas vermelhas.
Com base nessas informações, podemos concluir corretamente que:
a)Os filhotes só podem ter tido pais diferentes .
b)O pai dos filhotes é homozigoto.
c)O filhote de penas amarelas é uma fêmea.
d)O filhote de penas vermelhas não pode ser uma fêmea.
e)A fêmea, mãe dos filhotes, é heterozigota.
Respostas
Boa tarde
Vamos anotar o que a questão nos diz :
P + P + = Penas vermelhas, independente do sexo
P´P´ = Penas amarelas, independente do sexo
P+P´ = Penas vermelhas nos machos e amarelas nas fêmeas
Agora que nós anotamos os genótipos e fenótipos, podemos resolver a questão :
A questão nos disse que em um viveiro existe uma fêmea com penas das asas de cor vermelha, e que ela teve 2 filhotes, um com penas amarelas nas asas e o outro com penas vermelhas. Só com essas informações, nós obtemos coisas importantes para resolver a questão.
- Como o que ?
Se a questão nos disse que a fêmea possui asas vermelhas, então ela obrigatoriamente possui como genótipo o P+P+, isso porque esse genótipo codifica as asas vermelhas, independente do sexo, se a fêmea fosse heterozigota (P+P´), ela iria ter penas amarelas, já que esse genótipo codifica asas vermelhas apenas nos machos, e isso foi extremamente importante para resolvermos a questão.
- Por que ?
Porque esse casal teve filhotes com penas amarelas nas asas e o outro com penas vermelhas, e com essa informação, sabemos que o macho é homozigoto com penas amarelas
- E como saber disso ?
Porque vamos fazer o cruzamento entre uma fêmea P+P+ com um macho também P+P+
- Fazendo esse cruzamento :
P+ P+
P+ P+P+ P+P+
P+ P+P+ P+P+
Só teriam filhotes com penas vermelhas, só que eles tiveram com penas amarelas, logo, o pai não possui como genótipo o P+P+.
- Se o macho for P´P´ :
P´ P´
P+ P+P´ P+P´
P+ P+P´ P+P´
Todos os filhos seriam heterozigotos, as fêmeas com asas amarelas, e os machos com as asas vermelhas, então se esse fosse o caso, nós não poderíamos determinar qual o genótipo do pai, só que eles tiveram filhotes com penas amarelas
- Se ele fosse heterozigoto :
P+ P´
P+ P+P+ P+P´
P+ P+P+ P+P´
Eles poderiam sim ter filhotes com penas amarelas e vermelhas, os machos teriam penas vermelhas com o genótipo P+P+ e com os genótipos P+P´, e as fêmeas também possuiriam penas vermelhas (pelo genótipo P+P+), mas teriam penas amarelas (representadas pelos 2 genótipos P+P´), mas você se lembra que na questão, o genótipo P´P´ codificava a cor amarela, independente do sexo, pois bem, se o macho fosse heterozigoto, ou homozigoto P+P+, em nenhum dos casos gerou genótipos P´P´, logo, podemos afirmar que o pai é homozigoto com penas amarelas. Porque nas duas ocasiões, nenhum genótipo P´P´ foi gerado.
Portanto, a alternativa correta é a letra B, podemos afirmar que o pai é homozigoto com penas amarelas, só que se o macho é homozigoto amarelo, e a fêmea com penas vermelhas, e esses 2 geram apenas filhotes heterozigotos, então nós também podemos afirmar que o filhote de penas amarelas é uma fêmea, isso porque as fêmeas heterozigotas possuem penas amarelas e os machos heterozigotos possuem penas vermelhas, portanto, a C também está correta. E se o filhote de penas vermelhas não pode ser uma fêmea, a alternativa D está correta.
Em suma, não existe apenas uma alternativa correta, e sim 3
Bons estudos e espero ter ajudado