Utilizando as palavras abaixo, produza um texto
sequenciado, encaixando-as de modo que haja sentido
(coerência) no assunto sobre DITADURA MILITAR no
Brasil.
GOLPE MILITAR - ATO INSTITUCIONAL - ESTADO
DE SÍTIO - DOUTRINA DA SEGURANÇA NACIONAL -
PRODUÇÃO CULTURAL - CENSURA - MOVIMENTO
ESTUDANTIL - MOVIMENTO OPERÁRIO - RESISTÊNCIA
ARMADA - MILAGRE ECONÔMICO - DÍVIDA EXTERNA
- PIB - TORTURA - SINDICALISMO AUTÔNOMO -
DIRETAS JÁ.
Respostas
Resposta:
etaaaa ta difil tbm quero saber
Explicação:
:)
Resposta:
O Golpe militar ocorreu em abril de 1964 que depôs o então presidente João Goulart. Após assumirem o governo, os militares tomaram uma série de medidas a fim de exercer controle sobre a população, entre essas medidas estavam os Atos Institucionais.
O Brasil ficou em estado de sítio durante o regime, ou seja, o poder legislativo ficou suspenso, durante esse tempo os militares brasileiros fizeram cursos nos EUA afim de formular a doutrina da segurança nacional afim estabelecer critérios de atuação para que o Brasil alcançasse e mantivesse os objetivos nacionais.
A produção cultural também esteve em alto na ditadura, tendo em vista que o país passou por uma dura censura, o movimento estudantil desempenhou um importante papel social durante a ditadura, assim como o movimento operário. Focos de resistência armada começaram a surgir no país durante o governo Médici, e contavam com estudantes, operários e camponeses ligados à ideologia de esquerda.
Durante a ditadura, o Brasil teve um grande crescimento econômico, esse período ficou conhecido como milagre econômico, mesmo assim a dívida externa cresceu 30 vezes e o PIB per capita ficou em US 1.643.
A tortura foi um marco no regime militar, os torturadores contavam com a cumplicidade de seus superiores, e usavam métodos de repressão contra os "inimigos" do regime.
Houve durante esse período o movimento de sindicalismo autônomo que foi o sinal de que um poderoso ator social estava entrando em cena no país: a classe trabalhadora, outro movimento que também ganhou força foi o diretas já, que tinha como objetivo reivindicar eleições presidenciais no Brasil.