03 - por que podemos afirmar que as eleições presidenciais de 1989 tiveram participação determinante da mídia como fonte de propaganda? nas eleições atuais, acontece algo similar?
Respostas
Resposta:
Logo após a transição política vivida durante o governo José Sarney, o Brasil viveu um período de movimentação política que consolidou a retomada do regime democrático no país. Em 1989, após vinte e nove anos, a população brasileira escolheria o novo presidente da República através do voto direto. Os setores de direita não conseguiram emplacar um candidato capaz de garantir uma vitória tranquila no pleito presidencial. Tal enfraquecimento político se deu por conta das frustradas tentativas de sanear a economia.
Explicação:
Nas eleições presidenciais de 1989, disputaram o segundo turno dois projetos ideológicos distintos, um deles trabalhista, mais próximo do ideário socialista, e outro neoliberal, mais próximo das práticas capitalistas do período.
Vamos aos dados/resoluções:
Na época os principais órgãos de mídia defendiam o projeto neoliberal, representando por Fernando Collor de Mello, como o mais adequado para o Brasil, usando os seus telejornais para difundir as notícias de modo que Collor parece o homem mais adequado para o trabalho.
E infelizmente a história se repete porque ainda acontece nos dias atuais, porém com menos influência que na década de 1980, pois a audiência das emissoras sozinhas não é mais a mesma que era antes.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)