• Matéria: Contabilidade
  • Autor: bruninhoo1994
  • Perguntado 5 anos atrás

Analise a seguinte afirmativa: “Segundo esse princípio, a lei que cria ou aumenta o tributo, ao entrar em vigor, fica com sua eficácia suspensa até o início do próximo exercício financeiro, quando incidirá.”
Ela se refere ao princípio:

A)
Da eficácia “ex lege”.

B)
Da capacidade contributiva.

C)
Da normatividade tributária.

D)
Da anterioridade.

E)
Da eficácia das relações tributárias.

Respostas

respondido por: acfbgarcia
23

Resposta:

D)  Da anterioridade.

Explicação:

Princípio da Anterioridade  é um princípio exclusivamente Tributário e encontra-se disciplinado no Artigo  150, inciso III, alínea b, da Constituição Federal. Assim, a lei que cria ou aumenta o tributo, ao entrar em vigor, fica com sua  eficácia suspensa até o início do próximo exercício financeiro, quando incidirá.

respondido por: Glaucialv
20

Segundo o princípio da anterioridade, a partido do momento em que entra em vigor a lei cria ou aumenta o tributo, este ficará suspenso até o início do próximo exercício. Portanto, a alternativa D) Da anterioridade, está correto.

Um princípio busca fazer com que os direitos sejam aplicados dentro da legalidade, equidade, igualdade e justiça.

E o principio da anterioridade tributária, busca então garantir haja justiça e entre o Estados e a sociedade de forma geral sobre quando deverá ser pago os tributos.

Por isso que quando a lei cria ou aumenta um tributo, este só poderá entrar em vigor no próximo exercício, sendo assim vedada qualquer cobrança no momento em que a lei fui publicada ou o tributo aumentado.

Veja mais em:https://brainly.com.br/tarefa/26074113

Anexos:
Perguntas similares