o que foi a política do pão e circo que predominou na Roma antiga. Podemos associá-las a alguma prática moderna ?explique
Respostas
Resposta:
A política do Pão e circo (panem et circenses, no original em Latim) como ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. Esta frase tem origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal (vivo por volta do ano 100 d.C.) e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento.
Sim. Vamos dar exemplo do YouTube, quando vemos vídeos do youtube não ganhamos nada em troca além de diversão e entretenimento.
Explicação:
espero que tenha ajudado, bons estudos :D
A política do pão e circo é qualquer método utilizado pelo governo que seja baseado em dar diversão e alimento ao povo. Sendo que seu principal objetivo é distrair as pessoas dos problemas sociais. Essa expressão vem do latim panem et circenses e remete ao tempo em que imperadores em Roma davam pão e trigo para os pobres nos espetáculos de luta de gladiadores.
A política do pão e circo em Roma
Otávio Augusto foi o primeiro imperador romano em 27 a.C., ficando conhecido por apaziguar a sociedade em um momento de crise e mudanças. Uma das políticas públicas adotadas por ele foi a de distribuir pão para pobres que estavam na rua, além de lhes dar um trabalho em espetáculos.
A política do pão e circo no Brasil
Quando um governo oferece algo que a população quer, com o objetivo de apaziguar as possíveis revoltas, chamamos o fenômeno de pão e circo. E atualmente, existem outros conceitos da ciência política que são parecidos com essa abordagem, como o clientelismo.
O clientelismo é considerado um fenômeno atrasado, utilizado por representantes que usam alguns benefícios como instrumento de barganha para a população mais pobre. Em outros termos, é “comprar o voto” de um grupo dando-lhes algo que desejam. Nesse sentido, o povo é considerado novamente como uma massa de manobra da política do pão e circo.