• Matéria: Biologia
  • Autor: twistzniP
  • Perguntado 5 anos atrás

2. Pela Lei da Seleção Natural os seres competem para sobreviver e permanecem aqueles que melhor se
adaptam ao meio. Podemos concluir que características que contribuem para a sobrevivência de cada espécie:
(A) são perdidas quando eles morrem.
(B) duram somente o período de perigo.
(C) são preservadas, mas não são transmitidas para as gerações futuras.
(D) são preservadas e transmitidas para as gerações futuras.​

Respostas

respondido por: 3691abril
2

Teorias de Darwin

Lei da Seleção Natural

Segundo a Lei da Seleção Natural, proposta pelo Biólogo Inglês Darwin, os seres vivos vão competindo entre si e vão ocorrendo mutações que os tornam mais adaptáveis ao meio onde vivem, sobrevivendo, assim, apenas os mais fortes e que estão melhor adaptados, que irão transmitir os seus genes com mutações aos seus descendentes, e, por sobreviverem melhor do que os restantes, terão mais descendentes e reproduzirão mais, pelo que, passado algum tempo, todos os indivíduos daquela espécie já têm essa característica.

Um exemplo disso são as plantas carnívoras. Terão surgido a partir de um grupo de plantas que vivia em solos pobres em Nitrogénio. Ora, as plantas necessitam deste elemento para formarem as suas células e sobreviverem. Na zona onde viviam as plantas, haveria um número considerável de insetos, e os exoesqueletos dos insetos contém Nitrogénio. Assim, uma destas plantas adaptou-se para conseguir capturar os insetos e retirar deles o Nitrogénio de que necessitava. Devido a esta mutação, tornou-se melhor adaptada e transmitiu o seu gene aos seus descendentes, que, por sua vez, transmitiram aos seus descendentes, e por aí fora. A adaptação teve tanto sucesso que um novo grupo de plantas: as plantas carnívoras.

Porém, é de realçar que nos animais, plantas, fungos e protozoários, as mutações ocorrem muito lentamente, e podem levar décadas, séculos ou até mais tempo (dependendo da urgência da mutação). Já nos vírus e bactérias, as mutações são extremamente frequentes e rápidas, tornando-os mais resistentes aos medicamentos, vacinas e anticorpos criados pelos leucócitos, com o objetivo de poderem continuar sempre a infetar, não acabando com a sua espécie.

Logo, é a opção (D).

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, escreve nos comentários que eu respondo.

Bons estudos!

Nota: Na imagem encontra-se outro exemplo: o das girafas

Anexos:

twistzniP: tmj mn
3691abril: De nada.
anonimoussp: sua resposta está incompleta,não me ajudou
3691abril: Então, escreva a sua dúvida, por favor.
3691abril: Por favor, é possível que eu me tenha esquecido de algo. Diga a sua dúvida que eu esclarecerei.
Perguntas similares