Ao imaginarmos o famoso “Grito do Ipiranga”, proferido pelo então Príncipe Regente do Brasil, D. Pedro, em 07 de setembro de 1822, proclamando a Independência do Brasil em relação à Portugal, geralmente somos remetidos a um cenário épico, heroico, com cidadãos orgulhosos de seus líderes e feitos. Automaticamente, temos a impressão que toda a sociedade brasileira desejava com seus profundos sentimentos sua libertação do laço lusitano e que festejaria a plenos pulmões o grito de independência. Entretanto, a história oficial traz um cenário bem mesmo romântico do que o imaginário da sociedade aspirava. A partir da leitura do texto acima, marque a opção INCORRETA: *
a) A Independência do Brasil foi um processo revolucionário que envolveu todos segmentos sociais e rompeu com as estruturas sociais e econômicas coloniais.
b) A Origem de nossa emancipação está na Crise do Sistema Colonial e nas grandes transformações e revoluções do século XVIII.
c) Nosso processo de Independência foi idealizado pela historiografia, num cenário heroico, épico e homogêneo.
d) A Independência do Brasil não envolveu só o Príncipe Regente, D. Pedro de Alcântara, mas outros segmentos que participaram de revoltas e “partidos”.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
c) Nosso processo de Independência foi idealizado pela historiografia, num cenário heroico, épico e homogêneo.
Explicação:
Não foi algo homogêneo pq nem todos concordavam e além de tudo foi um ato foi por D. Pedro I simplesmente para não ter q voltar para Portugal e perder todo o poder q tinha.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás