• Matéria: Biologia
  • Autor: anomino202045
  • Perguntado 5 anos atrás

1) Lamarck e Darwin foram dois naturalistas que deram importantes contribuições para a área de genética e evolução.

Observe as seguintes explicações para o formato do bico do tamanduá, e aponte qual pesquisador se enquadraria em cada uma delas justificando sua resposta.

( ) No passado, existia uma diversidade de tamanhos de bicos na população dos tamanduás, mas por se alimentar de formigas, aqueles que tinham os bicos mais longos e conseguiam alcançar o fundo do formigueiro se alimentavam melhor e consequentemente, tinham maior sucesso reprodutivo. Sendo assim, esta característica foi passada aos seus descendentes e levou a um maior número de tamanduás com bicos longos e compridos na população.

( ) De tanto esticar o bico para alcançar o fundo do formigueiro, o tamanduá aumentou o seu bico no decorrer de sua vida, passando esta características para os seus descendentes levando a um maior número de tamanduás com bicos longos e compridos na população.

Respostas

respondido por: diegocenouwa
1

Resposta:

A primeira hipótese corresponde à Darwin e a segunda à Lamarck.

Explicação:

Vamos lá! Darwin e Lamarck ficaram famosos por formularem as teorias mais famosas que explicam a evolução dos seres , isto é, o Darwinismo e o Lamarckismo. No entanto, com estudos mais modernos foi chegada à conclusão que quem estava correto era Darwin.

Nesse sentido, o que exatamente Darwin dizia??

Para ele, a evolução dos seres vivos estava atrelada à posse das características físicas mais vantajosas no cenário selvagem, ou seja, aqueles animais que se destacavam em relação aos outros eram os que estavam destinados a obter o sucesso reprodutivo, enquanto aqueles que não conseguiam tirar vantagem iriam em algum momento sucumbir e ser extinto. Um exemplo disso foram as girafas de pescoço curto, que não conseguiam arranjar o alimento com tanta facilidade quanto as girafas de pescoço longo, pois essas alcançavam árvores mais altas que não possuíam tanta ''concorrência'' por alimento. Ou seja, Darwin dizia que os mais bem ''adaptados'' ao ambiente iriam prosperar e a esse fenômeno ele nomeou de ''SELEÇÃO NATURAL'', isto é, o ''MEIO AMBIENTE SELECIONA PARA OBTER SUCESSO OS SERES VIVOS MAIS ADAPTADOS''. Dessa forma, o animal NÃO SE MODIFICAVA AO LONGO DO TEMPO, mas sim aqueles que não tinham as melhores características DESAPARECIAM, aumentado assim o número de indivíduos com as melhores qualidades.

Já Lamarck, era um pouco mais simples. Nesse sentido, para ele os animais SE MODIFICAVAM de acordo com as suas necessidades, ou seja, eles ganhavam as suas características ao longo do tempo. Um exemplo para ilustrar o pensamento de Lamarck é a questão da cobra. Segundo ele, as cobras e serpentes possuíam PATAS, no entanto, o seus hábitos de rastejar fizeram com que as patas ficassem inúteis. Assim, esses órgãos foram atrofiando ao longo do tempo até desaparecerem, ou seja, as cobras de hoje são o resultado da evolução das cobras antigas com patas. Estranho, né? haha ainda bem que Darwin é o que tá certo.

Agora, sabendo disso fica bem fácil!!! Nós vemos no primeiro texto que existiam tamanduás com bico curto, e outros com bico longo. Porém, os com bico longo tinham VANTAGEM sobre os tamanduás com bico menor para alcançar o alimento (formigas) e, ao passar do tempo, os tamanduás com bico longo prosperaram e os com bico pequeno foram extintos, ou seja, houve uma SELEÇÃO NATURAL. Em suma, essa hipótese só pode ser de DARWIN.

Já a segunda, mostra que o tamanduá ''de tanto esticar o bico aumentou o seu bico ao decorrer da vida''. Isso me cheira muuuuito a Lamarck. Só lembrar que, segundo ele, as características são adquiridas de acordo com a NECESSIDADE do ser vivo. Ou seja, o segundo texto é absolutamente LAMARCK.

Perguntas similares