Respostas
Resposta:
Quando degradadas com pastagem: Para se reduzir o grau de compactação do solo e os processos erosivos em áreas com pastagens, é necessário que se proceda a sua estabilização, para que, posteriormente, se possa adotar técnicas de conservação. A ocupação dessas áreas com vegetação rasteira vai ocasionar na camada superficial do solo, sua melhor fixação, além de maior acúmulo de matéria orgânica, facilitando a penetração da água da chuva. Assim, a água da chuva que ficou armazenada no solo irá percolar até a primeira camada impermeável e alcançará a depressão na qual aparece a nascente.
Desmatamento: A substituição da mata por pastagens, nas áreas de encosta, requer um planejamento adequado, de forma que exista um equilíbrio entre a quantidade de animais e a capacidade suporte da pastagem. Uma alternativa que resulte no melhor aproveitamento do pasto e na menor compactação do solo é o pastejo rotacionado, ou seja, a subdivisão da área em piquetes.
Cultivos agrícolas: Quando se deseja aproveitar as áreas de encosta, onde havia floresta, com cultivos agrícolas, as técnicas de conservação do solo adotadas deverão ser capazes de evitar a formação de erosão e a compactação do solo.
Explicação: