URGENTE
O lucro mensal de uma empresa é dado por L = -x^2 + 30x - 6, onde x é a quantidade mensal vendida. Qual o lucro mensal máximo possível, em reais?
Respostas
Olá, bom dia.
Para resolvermos esta questão, devemos nos relembrar de algumas propriedades estudadas sobre funções quadráticas.
Seja o lucro mensal de uma empresa dado por:
, em que é a quantidade mensal vendida.
Devemos determinar qual o lucro máximo.
Para isso, lembre-se que o gráfico de uma função quadrática é uma parábola, cujo ponto máximo ou mínimo depende do sinal do coeficiente dominante.
A função quadrática assume a forma , em que .
Neste caso, observa-se que o coeficiente é negativo, logo esta função tem ponto máximo, como esperado.
O ponto máximo da função, nesta condição, é calculado pelas fórmulas para calcular as coordenadas do vértice.
As coordenadas nos diriam, por meio de : a quantidade mensal produzida que geraria o lucro máximo e qual foi este lucro.
A fórmula utilizada então será: , em que .
Substituindo os coeficientes e , teremos:
Calcule a potência e multiplique os valores
Some os valores e simplifique a fração
Este é o lucro máximo obtido por meio desta função.
Resposta:
L(máximo)=219,00 R$
Explicação passo-a-passo:
Vamos lá! A questão nos deu uma função do segundo grau e pediu o lucro máximo, que corresponde ao ''y'' da função. Nós sabemos que quando o coeficiente do ''x'', isto é, o número que multiplica o ''x'' na equação é um valor negativo a parábola tem o seu vértice voltado para cima e quando o número que multiplica o ''x'' é positivo o vértice é pra baixo.
Mas, o que isso quer dizer? Quer dizer que quando o coeficiente é positivo o MENOR VALOR DE Y está no vértice, e quando o coeficiente é negativo o MAIOR VALOR DE Y está no vértice. Voltando para a questão, ela deu uma função com o valor multiplicativo de ''x'' negativo, e sabemos que o lucro corresponde ao ''y'', ou seja, o MAIOR VALOR DE LUCRO (Y) ESTÁ NO VÉRTICE.
Agora, que sabemos disso fica fácil!! Só precisamos usar a fórmula de Yv(y do vértice) para descobrir o valor de ''y'' no vértice da parábola.