Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em primeiro lugar no número de quadros depressivos na América Latina, estando
atrás somente dos Estados Unidos quando pensamos na América em si.
Ao pensarmos em estados depressivos, podemos afirmar que esses são:
O A) uma doença que demonstra o quanto a tristeza pode ser algo nocivo, pois precisamos sempre estar alegres e de bem com a vida.
O B)
indicadores de que houve um rebaixamento no humor, o que faz parte das condições psíquicas e mentais do ser humano, mas que
podem ser caracterizados como sinais de adoecimento, dependendo do tempo de duração e da intensidade desses estados.
OC) um estado de base fisiológica e espiritual, somente, que precisa ser tratado com medicamento psiquiátricos e fé.
OD) um estado mental que pede intervenção médica sempre, pois a depressão pode resultar sempre em suicídio.
O E)
a primeira fase de um processo que pode resultar na bipolaridade e até na loucura, tendo em vista que a depressão distorce os
pensamentos.
Respostas
Resposta:
B) indicadores de que houve um rebaixamento no humor, o que faz parte das condições psíquicas e mentais do ser humano, mas que podem ser caracterizados como sinais de adoecimento, dependendo do tempo de duração e da intensidade desses estados.
Explicação:
A) uma doença que demonstra o quanto a tristeza pode ser algo nocivo, pois precisamos sempre estar alegres e de bem com a vida.
A tristeza faz parte do processo diário desde que não seja constante, ninguém permanece feliz o tempo todo, a vida traz frustrações que causam tristeza e isso é normal.
B) indicadores de que houve um rebaixamento no humor, o que faz parte das condições psíquicas e mentais do ser humano, mas que podem ser caracterizados como sinais de adoecimento, dependendo do tempo de duração e da intensidade desses estados.
Correta!
C) um estado de base fisiológica e espiritual, somente, que precisa ser tratado com medicamento psiquiátricos e fé.
A depressão não é baseada somente no físico e no espiritual, apesar de que ela pode causar sintomas físicos, geralmente sua causa é emocional e precisa de terapia e acompanhamento muito mais que de medicamentos, apesar de que a ajuda destes não deve ser descartada.
D) um estado mental que pede intervenção médica sempre, pois a depressão pode resultar sempre em suicídio.
Nem sempre a depressão leva ao suicídio, apesar de ser uma das causas deste tipo de morte, muitos depressivos, superam a situação com apoio familiar sem necessariamente ter a intervenção médica, apesar de esta ser recomendada em muitos casos.
E) a primeira fase de um processo que pode resultar na bipolaridade e até na loucura, tendo em vista que a depressão distorce os pensamentos.
Depressão não é sinal de loucura, nem mesmo de bipolaridade, em casos graves ela pode levar a estados profundos de tristeza e distorcer os pensamentos, porém, em sua maioria, os pacientes depressivos com apoio vivem normalmente.
Ao pensarmos em estados depressivos, é correto o que se afirma na alternativa B.
A alternativa A afirma que estados depressivos são nocivos pois precisamos estar sempre alegres e de bem com a vida. Essa é uma afirmação falsa, uma vez que o sentimento de tristeza é fundamental para o equilíbrio psíquico e organização mental, não sendo saudável estar sempre alegre, nem tampouco estar sempre deprimido.
A alternativa B traz uma afirmação verdadeira, o estado depressivo apontado no texto refere-se a um rebaixamento no humor, que a depender da duração e intensidade pode ser caracterizado como um adoecimento. Como dito anteriormente, deve haver um equilíbrio para haver saúde mental.
A alternativa C traz o aspecto espiritual e fisiológico. Quanto ao aspecto fisiológico, é verídico que em alguns casos há necessidade de medicamento psiquiátrico, principalmente para regular hormônios, contudo, a fé não é tratamento para estado depressivo, nem tampouco esse estado possui base espiritual.
A alternativa D afirma que há sempre necessidade de intervenção médica e coloca que estados depressivos resultam sempre em suicídio, sendo ambas as afirmações falsas. Primeiramente, não são todos os casos que necessitam de intervenção médica, variando de caso para caso e considerando intensidade e duração. Além disso, nem todos os casos terminam em suicídio, pois cada sujeito lidará com seu sofrimento de uma forma e havendo tratamento é possível obter qualidade de vida.
A alternativa E também é falsa. É verídico que pode haver distorções de pensamento em quadros de depressão, mas é incorreto associar depressão a loucura.
Aprenda mais:
https://brainly.com.br/tarefa/7424763