Respostas
Resposta:
As Peças
Cada oponente dispõe de 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, o Rei e a Dama (ou Rainha).
Rei
O Rei pode movimentar-se apenas uma casa em qualquer direção. Com exceção do roque, quando ele se movimenta duas casas em direção a uma das torres, e a torre cola no Rei. Não é permitido que os dois reis fiquem colados um no outro. Tem que haver pelo menos uma casa de distancia entre os dois reis.
O Rei é a única peça que não pode ser capturada. Quando ele esta sendo atacado, ele fica em xeque, e é forçado a sair da situação do xeque. Existe 3 alternativas dele sair do xeque.
1 - Mover-se para uma casa que não esteja sendo atacada por nenhuma outra peça.
2 - Capturar a peça que esta colocando-o em xeque.
3 - Colocar uma peça cobrindo o ataque da peça que esta colocando-o em xeque.
obs¹: Quando o xeque está sendo aplicado pelo cavalo, essa terceira opção não funciona, já que o cavalo tem a capacidade de pular outras peças.
obs²: Quando o Rei não pode se livrar do xeque, ele esta em Xeque-Mate, e então seu oponente ganhou o jogo. Já que o objetivo do jogo é justamente esse: aplicar o Xeque-Mate.
Dama
A Dama pode fazer o mesmo movimento do Rei, com apenas uma diferença. Pode se mover em todas as direções, quantas casas quiser. Podemos dizer, também, que ela faz o movimento da Torre e do Bispo junto, ou seja, movimenta-se nas horizontais, verticais (movimentos das torres) e nas diagonais (movimento dos bispos).
Torres
As Torres movimentam-se nas verticais e horizontais.Bispos
Os Bispos movimentam-se pelas diagonais. Os bispos da casa branca, pelas diagonais da casa branca, e os bispos da casa preta, pelas diagonais da casa preta.
Cavalos
Os Cavalos movimentam-se uma casa numa direção e outra casa na diagonal, em forma de L. Ou duas casas para um lado e uma pro outro, como podem preferir. É a única peça que pode pular outra peça. Seu xeque não pode ser coberto. As únicas maneiras de se sair do xeque do cavalo é capturando-o ou movendo o Rei.
Peões
Os Peões movem-se uma casa para frente, e capturam movendo-se uma casa na diagonal. Na jogada inicial de cada peão ele pode mover-se uma ou duas casas.