Respostas
Resposta: A escultura em argila é uma arte milenar que vem ganhando cada vez mais admiradores. O processo para modelar um boneco não é simples, e exige bastante atenção e paciência dos artistas. Na reportagem de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre as esculturas e de que forma ela pode contribuir para o empreendedorismo. Conforme a artista plástica, pesquisadora e professora Mary Di Iorio, autora da obra “A Cerâmica no Brasil: sistematização bibliográfica”, na qual mostra um pequeno recorte da produção da cerâmica brasileira, é grande a potência e a diversidade dessa arte no país. A cerâmica leva à descoberta real das raízes do artista: uma lucidez em relação à sua realidade. “Em nosso país, são muitos e bons artistas dedicados, nesse sentido, especialmente os populares e indígenas. Neste momento, essa arte é vista de norte a sul do Brasil e surge uma nova força, pois a cerâmica é uma linguagem que abarca todas as demais linguagens em sua ação, como o desenho, a pintura, a escultura, a instalação, a arte conceitual, a performance, até as linguagens mais novas, nas quais o artista multimídia chega quase sempre”, explica Mary. Não é à toa que a cerâmica, tanto no espaço das artes visuais, quanto a indígena, a popular e ou a artesanal, tem inspirado publicações em livros e revistas, nas redes sociais, e, principalmente, em trabalhos acadêmicos, além de ser abordada em filmes.
marca como a melhor
Explicação:
Resposta:
Há milhares de anos, o processo de envelhecimento geológico das rochas vem formando um dos materiais mais abundantes do planeta: a argila. Encontrada em 75% de toda a crosta terrestre, até mesmo nos pólos, é utilizada nas mais diversas atividades humanas com distintas funções e aplicações.
A argila é a matéria-prima da cerâmica. Possivelmente, as primeiras pessoas que povoaram o nosso planeta se deram conta de que seus pés deixavam marcas no barro, e que este, ao secar, conservava suas formas. A argila úmida é macia e maleável; quando seca, fica frágil, quebra e se desgasta com facilidade. Também não comporta líquidos, porque a água desfaz a argila seca. A descoberta do fogo foi essencial para o surgimento da cerâmica e da olaria. É preciso uma temperatura de aproximadamente 850oC para que objetos de argila se tornem resistentes e possam servir para cozinhar e para colocar líquidos.