No início do século XX, no Rio de Janeiro, tivemos um incremento das medidas sanitaristas que buscavam controlar doenças endêmicas e prover medidas higienistas em locais ditos insalubres. Tais medidas, lideradas por Oswaldo Cruz, representaram um verdadeiro exército sanitário que fiscalizou, controlou e interveio em áreas que colocavam em risco a saúde da população, não influenciando negativamente na economia do país na época.
Em relação a esse período, avalie as proposições a seguir.
I. O objetivo era prevenir as doenças por meio de campanhas de vacinação e higiene, bem como fazer intervenções sobre os espaços urbanos de cunho estatal.
II. Houve um incremento de campanhas sanitárias, com atividades limitadas e voltadas para atender as demandas que tinham alguma interferência na economia.
III. Uma característica desse período é o cuidado integral das pessoas, família e comunidade.
IV. Nesse período, destaca-se a Revolta da Vacina, importante episódio que representa a revolta da população em relação às medidas impostas pelo governo.
Está correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta: A I,II e IV estão corretas
Sobre as medidas sanitaristas no século XX, a alternativa correta é: V-V-F-V.
Correto. As medidas higienistas apresentadas por Oswaldo Cruz estariam associadas à medidas de prevenção de doenças sobre a população, no sentido de intervir nos espaços urbanos para evitar sua propagação.
Correto. As campanhas sanitárias foram uma das principais marcas do sanitarista, com a proposta de atender à demandas específicas.
Incorreto. Na verdade, não existia cuidado integral, inclusive não existiam sistemas de esgoto ou água nas cidades.
Correto. A Revolta da Vacina foi um dos episódios mais marcantes deste governo, em função da imposição da vacina a todos, sem qualquer aviso prévio.
Saiba mais sobre as medidas sanitaristas do século XX em: brainly.com.br/tarefa/558105