Respostas
Resposta:
Homenagem
adoção
assinatura
Explicação:
A relação de suserania e vassalagem regiam as relações sociais estabelecendo deveres e obrigações entre suseranos e vassalos. Esta relação era estabelecida pela cerimônia de vassalagem ou contrato de “enfeudação”. A cerimônia de vassalagem era dividida em 3 etapas chamadas: a) Homenagem – Adoração – Assinatura.
Resposta:
A cerimônia que os vinculava, no ato da transmissão do feudo constituía-se em dois momentos: A homenagem (o vassalo jurava fidelidade) onde o vassalo se ajoelhava diante do suserano, colocava sua mão na dele e prometia ser-lhe leal e servi-lo na guerra e a investidura (ato da transmissão de feudo ao vassalo).
Explicação:
A vassalagem era viabilizada quando um senhor de terras manifestava interesse em doar parte de sua propriedade a um nobre que não possuísse terras.
Mas, ao invés de produzirem um acordo escrito que oficializasse o interesse entre as partes, os nobres envolvidos na situação organizavam uma cerimônia solene em que o compromisso seria confirmado por meio de todo um ritual.
O rei ocupa o topo dessa estrutura, tendo sua autoridade limitada aos seus vassalos diretos. Em seguida, os duques, marqueses e condes exerciam sua autoridade em relação aos barões, vistos como os proprietários de menor influência. Além disso, havia os cavaleiros, os quais prestavam serviço mediante a proteção das propriedades existentes.