pesar do início da adolescência ser definido, cronologicamente, como a partir dos 10 anos de idade, o início dessa fase se dá individualmente, de acordo com o relógio biológico de cada indivíduo. Considerando o crescimento e maturação na adolescência, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correspondente.
I. Por conta da individualidade nas mudanças associadas a maturação e crescimento na puberdade, adolescentes podem ser classificados a partir da velocidade de variação na maturidade, existem os maturadores rápidos e/ou precoces, os maturadores médios e os maturadores lentos, com variações que chegam a atingir mais ou menos cincos anos de diferença do esperado para idade cronológica.
II. Um adolescente identificado como maturador rápido, pode ter sua idade biológica um pouco à frente da sua idade cronológica.
III. O estirão de crescimento está relacionado a uma diminuição gradual na velocidade de crescimento, que resulta num ganho lento de peso corporal e estatura.
IV. Enquanto que, para as meninas, o estirão em estatura inicia por volta dos 9 ou 10 anos de idade, para os meninos, o estirão em estatura inicia um pouco mais tarde, por volta dos 12 ou 13 anos de idade.
V. Por conta do estirão de crescimento, enquanto meninas aumentam, consideravelmente, em massa adiposa (gordura corporal) e, em menor grau, massa muscular, meninos aumentam, predominantemente, em massa muscular e esquelética. Isso exemplifica algumas diferenças na constituição corporal entre os sexos, algo que pode inclusive diferenciar o interesse pela prática de atividade física.
Assinale a alternativa que analisa corretamente as afirmações:
A)
Das afirmações, apenas duas estão incorretas.
B)
Todas as afirmações estão corretas.
C)
Das afirmações, apenas uma está incorreta.
D)
Das afirmações, apenas duas estão corretas.
E)
Das afirmações, apenas uma está correta.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
letra D
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás