As estrias ocorrem por influencia do fator hereditário e por conta do aumento da produção de estrógeno, que compromete a capacidade regeneração da pele. Costumam aparecer na barriga, nos seios, nas coxas e nas nádegas. as estrias também surgem quando a pele é submetida a uma distensão excessiva, como ocorre durante a gravidez, ou quando se engorda e emagrece rapidamente (efeito sanfona).
Análise as afirmativas:
I- O aparecimento das estrias entre o sexto e sétimos mês de gestação e podem manifestar-se, aproximadamente, em 90% das grávidas.
II- As estrias são alterações inestéticas decorrente do estiramento e rompimento do tecido.
III- Dentro das estrias, os núcleos são raros e as glândulas sebáceas e folículos pilosos estão ausentes.
IV- As estrias rubras geralmente apresentam de 2 a 5mm de largura.
É correto o que se afirma me:
A)Todas as afirmativas estão corretas;
B) Todas as afirmativas estão incorretas;
C) Somente a I e II estão corretas;
D) Apenas a IV está correta;
E)Apenas a III está correta.
Respostas
Resposta:
Estria é uma atrofia tegumentar adquirida que surge quando as fibras elásticas e colágenas (responsáveis pela firmeza da pele) se rompem e formam “cicatrizes”. As estrias ocorrem mais em mulheres, podendo ser discretas ou exuberantes.
SintomasSintomas
O aspecto das estrias iniciais são lesões lineares rosadas ou cor da pele, deprimidas ou discretamente elevadas e, na fase tardia, brancas com espessura e largura variáveis, sendo mais frequentes nas nádegas, coxas, abdome e costas. Não se sabe a causa, mas geralmente essas lesões aparecem após a distensão excessiva ou abrupta da pele que desencadeia uma inflamação e depois rompimento das fibras elásticas e colágenas. Podem ocorrer em situações como: crescimento rápido durante a puberdade, aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos exagerados, colocação de expansores sob a pele ou próteses (de mamas, por exemplo), gravidez, obesidade, uso prolongado de corticosteroides tópicos, orais ou injetáveis e anorexia nervosa.
TratamentosTratamentos
O tratamento das estrias representa um desafio e os resultados nem sempre são satisfatórios. O ideal é que seja realizado logo que elas surjam, na fase em que são recentes e rosadas. Os tratamentos conhecidos podem ser feitos de forma isolada ou em associação, sempre com acompanhamento médico: cremes com ácido retinoico, com ácido glicólico ou com vitamina C; microdermoabrasão; radiofrequência; microagulhamento, vários tipos de luzes e laser – como o laser corante pulsado (dye laser), excimer laser, luz intensa pulsada, Nd:YAG, lasers fracionados não ablativos e ablativos, como o érbio e o CO2. Os resultados dos tratamentos são variáveis, podendo tanto haver melhora importante quanto pouca alteração no aspecto.
Prevenção
As estrias devem e podem ser evitadas antes de se instalarem permanentemente. Um cuidado importante é controlar o ganho de peso, evitando que a pele sofra grandes distensões. O uso de cremes hidratantes, embora não haja evidência científica de correlação com a prevenção de estrias na gestação, é uma prática comum, sendo benéfica para a manutenção da qualidade da pele.
Explicação:
acho que ajudei