Respostas
Resposta:
Ondas longitudinais: ondas que possuem a direção de vibração na mesma direção de propagação. Exemplo: uma mola oscilando; Ondas transversais: ondas deste tipo possuem a direção de propagação perpendicular à direção de vibração dos pontos do meio. Exemplo: uma corda presa a uma parede sendo agitada para cima e para baixo; Ondas mistas: são ondas que possuem os dois tipos anteriores (longitudinal e transversal). Exemplo: ondas na água. Ondas mecânicas: estas ondas precisam de um meio para se propagar, como por exemplo o ar. Exemplo: ondas sonoras; Ondas eletromagnéticas: elas não precisam de nenhum meio para se propagar. Sendo assim, elas podem se propagar tanto no ar quanto no vácuo. Exemplo: luz, ondas de rádios, raios X, radar, micro-ondas, laser; Onda unidimensional: são ondas que se propagam apenas em uma linha. Exemplo: ondas em uma corda; Onda bidimensional: trata-se de uma onda que se propaga sobre um plano, como por exemplo uma superfície. Onda tridimensional: ondas que se propagam em todas as direções, ou seja, por todo o espaço ao redor da fonte que gerou a onda.
Explicação:
A onda sonora é uma onda mecânica, ou seja, ela só se propaga em um meio material. Além disso, estas ondas são tridimensionais – isto é, se propagam em todas as direções – e longitudinais – sua vibração ocorre na direção de propagação da onda.
Uma outra característica importante é de que as ondas sonoras podem sofrer refração, reflexão, difração e interferência.