Responda:
1) O que é a privatização?
2) Quais são os argumentos utilizados pelos ‘privatistas’ e ‘estadistas’ em relação a privatização das empresas públicas?
3) O que é economia informal? Exemplifique.
4) Dê o conceito de Liberalismo.
Respostas
Resposta:
Oi Karine Yasmim, a privatização é a prática na qual uma empresa ou instituição pública é vendida ao setor privado. Nesse caso, o Estado deixa de gerir uma determinada entidade, passando-a para uma empresa privada. Esse termo também pode fazer referência à transferência do controle das ações de uma determinada empresa pública a uma empresa privada. Vale ressaltar que a privatização pode ocorrer em uma empresa, em um investimento ou em um terreno. A maior vantagem da privatização é que o governo não precisa gastar tanto com a folha de pagamento e pode investir em áreas mais importantes.
Trabalho Informal é aquele que não requer registro. Isso porque é o tipo de modelo laboral em que não existe vínculo empregatício. Pode ser considerado “bico” e chamado por alguns de subemprego ou desemprego disfarçado. Uma porcentagem significativa da população brasileira vive na informalidade. Trata-se de um setor em crescimento, cuja atividade é desenvolvida principalmente nas grandes cidades, visto que elas propiciam essa dinâmica.
Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade diante da lei. Os liberais defendem uma ampla gama de pontos de vista, dependendo da sua compreensão desses princípios, mas em geral, apoiam ideias como um governo limitado, direitos individuais (incluindo direitos civis e direitos humanos), livre mercado, democracia, secularismo, igualdade de gênero, igualdade racial, internacionalismo, liberdade de expressão, liberdade de imprensa e liberdade religiosa. Amarelo é a cor política mais comumente associada com o liberalismo