Suponho que os ladrões de que falo não são aqueles miseráveis, a quem a pobreza
e vileza de sua fortuna condenou a este gênero de vida, porque a mesma sua miséria ou
escusa ou alivia o seu pecado, como diz Salomão: O ladrão que furta para comer não vai
nem leva ao inferno.
Os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são os ladrões de maior calibre e de
mais alta esfera, os quais debaixo do mesmo nome e do mesmo predicamento distingue
muito bem São Basílio Magno. Não são ladrões, diz o Santo, os que cortam bolsas, ou
espreitam os que vão banhar, para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própria e
dignamente merecem este título, são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e
legiões, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com
manhã, já com força, roubam e despojam os povos.
Entendendo o texto:
01 – Leia o trecho a seguir, extraído do Sermão do Bom Ladrão:
Não são ladrões, diz o Santo, os que cortam bolsas, ou espreitam os que vão
banhar, para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem
este título, são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo
das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manhã, já com força,
roubam e despojam os povos.
Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos: os outros
furtam debaixo do seu risco, estes sem temor, nem perigo: os outros, se furtam, são
enforcados, estes furtam e enforcam
a) Vieira descreve em seu sermão, dois tipos de ladrão. Quais são eles?
b) Para Vieira, qual desses dois tipos de ladrão é o mais nocivo à sociedade?
c) O sermão de Vieira foi escrito há mais de 300 anos. Em sua opinião, a temática do
sermão continua atual?
02 – Como o pregador desculpa os ladrões miseráveis?
03 – Qual foi o brado de Diógenes ao ver as autoridades levar a força alguns ladrões?
04 – Com base na leitura do fragmento acima, leia as assertivas que seguem e marque as
corretas:
I – Observa-se o profundo entendimento de Padre Antônio Vieira sobre a problemática
brasileira do período – ele ataca e critica aqueles que se valiam da máquina pública para
enriquecer ilicitamente.
II – O fragmento denuncia a desproporcionalidade das punições que são destinadas de
maneiras distintas aos dois tipos de ladrões descritos no fragmento.
III – Padre Antônio Vieira usou o púlpito como arauto de suas indignações com os
desmandos da vida pública.
05 – Segundo o texto o que diz Salomão?
Respostas
Resposta:
1-
a) Os ladrões que cortam bolsas, roubam o que está próximo, à mão, e os ladrões que roubam cidades e reinos, ou seja, os governantes corruptos e desonestos.
b) O mais nocivo, para Vieira, é o ladrão que rouba as cidades, pois ele, além de prejudicar mais pessoas, não é punido, mas, sim, tem o poder de punir.
c) Sim. Na Sociedade Brasileira, é possível encontrar inúmeros exemplos de corrupção, desonestidade na administração pública e impunidade, o que mostra que a temática continua atual.
2-
"Não são ladrões, diz o Santo, os que cortam bolsas, ou espreitam os que vão banhar, para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título, são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manhã, já com força, roubam e despojam os povos."
3-
“Lá vão os ladrões grandes enforcar os pequenos.”
4-
Resposta I e II
5-
Salomão diz: “O ladrão que furta para comer não vai nem leva ao inferno.”
Explicação da questão 4:
I – Observa-se o profundo entendimento de Padre Antônio Vieira sobre a problemática brasileira do período – ele ataca e critica aqueles que se valiam da máquina pública para enriquecer ilicitamente.
III – Padre Antônio Vieira usou o púlpito como arauto de suas indignações com os desmandos da vida pública.