• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: maradona6794
  • Perguntado 5 anos atrás

Mais saúde no canavial
Trabalho degradante e precariedade dos alojamentos e equipamentos continuam sendo alvo da fiscalização
O primeiro capítulo da história do Brasil foi escrito na Região Nordeste, mais especificamente na Bahia, palco do descobrimento do território brasileiro pelos portugueses. Na época do Brasil Colônia, a presença de escravos negros nas plantações de cana-de-açúcar era comum, tendo sido essa a mão-de-obra que alavancou o desenvolvimento do setor sucroalcooleiro no Nordeste. Mesmo com o passar dos séculos e o final da escravatura, práticas similares de trabalho escravo ainda existem em algumas áreas de cultivo. O setor sucroalcooleiro liderou os casos de trabalho escravo no país, tendo 48% dos trabalhadores resgatados desse segmento. Mesmo ainda existindo a ocorrência do trabalho escravo, conseguimos diminuir consideravelmente esse número. No entanto, ainda encontramos muitos casos de trabalho degradante, com alojamentos e equipamentos de segurança precários. Por isso, a ação da fiscalização prioriza o setor sucroalcooleiro", frisa o auditor fiscal da SRTE/AL Elton Machado. Ferimentos no globo ocular, corte nas mãos, pés e pernas estão entre os acidentes de trabalho mais recorrentes nessa atividade. "O trabalho na produção de cana-de-açúcar é penoso e desgastante, fatores esses que favorecem a ocorrência de acidentes”. Ele ainda lembra o risco que esses trabalhadores correm ao serem levados ao canavial por veículos em péssimo estado de conservação. "Entre 2007 e 2008 ocorreram muitos acidentes, inclusive com mortes, durante o transporte dos trabalhadores rurais. Com isso, implementamos uma fiscalização mais efetiva, o que fez com que esse número diminuísse nesse último ano", relata o auditor.
1 Que direitos e princípios trabalhistas foram violados no texto? Cite 3.
2 “Trabalhador escravizado foi morto na tentativa de fuga da fazenda, na qual era mantido como escravo, por capatazes contratados pela mesma fazenda, depois de ter sido perseguido e alvejado com 3 tiros na cabeça”. O caso descrito refere-se a um ato culposo ou doloso? A quem compete a responsabilidade dos atos?
3 “Ferimentos no globo ocular, corte nas mãos, pés e pernas estão entre os acidentes de trabalho mais recorrentes nessa atividade. O trabalho na produção de cana-de-açúcar é penoso e desgastante, fatores esses que favorecem a ocorrência de acidentes”. Os trabalhadores se acidentavam e ninguém prestava os mínimos cuidados, isso é negligência, imperícia ou imprudência? Argumente.
4 Benefícios previdenciários fazem parte do direito privado, pois trata das relações trabalhistas, o que concerne às relações de direitos e deveres que regem as relações entre empregador e empregado. Sendo assim, considere que o trabalhador da questão anterior ficou uma incapacidade total e permanente para o trabalho, ou seja, ele ficou inválido. Que benefícios previdenciários ele teria direito se sua atividade fosse legalizada?
5 Considere que as pessoas da região onde fica a fazenda, estão desamparados pela lei, porque eles foram trazidos de outros lugares de forma arbitrária e compulsória. E eles precisam de leis que os amparem e os dê dignidade. Como você deve proceder para que tais leis sejam criadas? (processo legislativo).

Respostas

respondido por: Evelinsabrina17
1

Resposta:

1_ Elton Machado. Ferimentos no globo ocular, corte nas mãos, pés e pernas estão entre os acidentes de trabalho mais recorrentes nessa atividade. "O trabalho na produção de cana-de-açúcar é penoso e desgastante, fatores esses que favorecem a ocorrência de acidentes”. Ele ainda lembra o risco que esses trabalhadores correm ao serem levados ao canavial por veículos em péssimo estado de conservação. "Entre 2007 e 2008 ocorreram muitos acidentes, inclusive com mortes, durante o transporte dos trabalhadores rurais. Com isso, implementamos uma fiscalização mais efetiva, o que fez com que esse número diminuísse nesse último ano", relata o auditor. (esse é o primeiro caso de violação)O setor sucroalcooleiro liderou os casos de trabalho escravo no país, tendo 48% dos trabalhadores resgatados desse segmento. Mesmo ainda existindo a ocorrência do trabalho escravo, conseguimos diminuir consideravelmente esse número. No entanto, ainda encontramos muitos casos de trabalho degradante, com alojamentos e equipamentos de segurança precários.

2_fugas de rompimento e as fugas reivindicativas.

As fugas de rompimento eram as que questionavam na prática a escravidão, pois o escravo lutava para alcançar sua liberdade do jugo de seu senhor. Na fuga de rompimento, o escravo superava a fiscalização e o controle exercido por feitores e outros funcionários das fazendas, embrenhando-se pelas matas e também pelas cidades para construir uma nova vida. A formação de quilombos foi a principal característica da fuga de rompimento.

3_

RESPOSTA: imperícia, é um dos casos relacionados à culpa, e não ao dolo.

ou seja não tá culpado os trabalhadores por causa do acidente,falta de técnica necessária para realizar determinada atividade.

já a negligência e a imprudência. tá culpando os trabalhos por preguiça ou falta de cuidados. exemplo: médico que, ao realizar uma cirurgia, esquece um bisturi dentro do paciente.

4_os trabalhadores também irão ter q se adaptar com as novas regras, porém não irá atingir quem já faz uso dos benefícios.

5_O processo legislativo compreende a elaboração, análise e votação de vários tipos de propostas: leis ordinárias, medidas provisórias, emendas à Constituição, decretos legislativos e resoluções, entre outras. Cada tipo de proposta segue um caminho

Explicação:

agora vou explicar como eu cheguei nessas respostas

1_ eu pesquisei sobre esses acidentes em trabalhos, a resposta ficou bem longa eu tentei fazer um resumo.

2_ eu pesquisei sobre essa fuga,e respondendo a pergunta e acho que foi culposo que essa pessoa foi morta na tentativa de fugir da fazenda porque ela estava sendo escravizada)

3_ é imperícia porque os trabalhadores não tiveram culpa,

falta de técnica necessária para realizar determinada atividade. e sem falar que esse trabalho era escravo.

4_ eu dei umas pesquisada sobre as leis, elas mudaram bastante com o tempo porque causa de inúmeros acontecimentos assim. depois de muito procurar eu achei isso.

5_ eu não entendo muito de polícia, essa pergunta foi bem complicada pra mim.

Mas eu achei um trecho interessante.

bom é isso. espero ter ajudado

deu trabalho pra responder, eu queria que as respostas ficasse claras e fáceis de entender.

por favor deixe como melhor resposta.

Perguntas similares