Respostas
Resposta:
Jeroboão é um vilão no relato bíblico do Livro dos Reis. Ele teria traído ao reino unificado de Israel tanto política quanto religiosamente. Liderou uma revolta que partiu o reino em dois (Israel e Judá), com a parte norte, Israel, traindo também o culto a Yahweh (Jeová, o Deus da Bíblia), a divindade única de seus predecessores, para dedicar templos a bezerros de outro e outras divindades cananeias.
Durante escavações lideradas por David Ilan e Yifat Thareani, da Escola de Arqueologia Bíblica de Nelson Glueck, em Jerusalém, os pesquisadores descobriram que não foi bem assim. De acordo com os estudiosos, as dez tribos que viviam no Reino de Israel (o do norte) no século 8 praticavam uma religião diversificada. E, ao contrário do que apontam os relatos bíblicos, o povo adorava Yahweh como seu deus principal.
Os especialistas bíblicos acreditavam Yaheh havia se tornado o deus principal dos judeus somente após a destruição do reino de Israel pelos assírios em 720 a.C. Contudo, as evidências encontradas em Dan provam que, as pessoas já praticavam culto a Javé no século 9, e que já era o deus principal, ainda que convivendo com outros.
Para chegar à descoberta, o time de pesquisadores analisaram selos encontrados com nome javistas, a arquitetura do templo do local e artefatos encontrados durante as escavações. "Estamos acostumados a pensar nos reinos como completamente separados e escrevendo o norte como um reino de adoradores de ídolos devido a uma leitura superficial dos relatos bíblicos", diz Jonathan Greer, outro pesquisador envolvido na descoberta.
Explicação:Os hebreus foram um dos primeiros povos a cultuar um único Deus, isto é, a professar uma religião monoteísta. Na crença dos hebreus, o único Deus é Javé (Jeová), cuja imagem não pode ser representada em pinturas ou estátuas para evitar idolatria. Essa crença é a origem das três maiores religiões monoteístas do mundo.