6- O que vai acontecer com a energia cinética de um carro se a sua velocidade tiplicar?
Ficará 3 vezes maior.
Ficará 6 vezes maior.
Ficará 3 vezes menor.
Ficará 6 vezes menor.
Permanecerá constante
Respostas
Resposta:
Ficará 3 vezes maior.
Explicação: Vamos verificar?
Em física, a energia cinética em um objeto é a energia que ele possui devido ao seu movimento. Isto é definido como o trabalho necessário para acelerar um corpo de massa em repouso para que este adquira velocidade. Tendo ganho essa energia durante a aceleração, o corpo mantém essa energia cinética a menos que a sua velocidade mude. A mesma quantidade de trabalho é produzido por um corpo desacelerando da sua velocidade atual para um estado de repouso.
Os carros de uma montanha-russa atingem sua energia cinética máxima quando estão no fundo de sua trajetória. Quando eles começam a subir, a energia cinética começa a ser convertida em energia potencial gravitacional, mas, se forem assumidos atritos insignificantes e outros fatores de atraso, a quantidade total de energia no sistema permanece constante.
Na mecânica clássica, a energia cinética de um objeto não rotativo de massa m movimentando-se com uma velocidade v é {\displaystyle (mv^{2})/2}{\displaystyle (mv^{2})/2}. Na teoria da relatividade, essa é uma boa aproximação quando v é muito menor que a velocidade da luz.
A unidade padrão da energia cinética é o joule.