b) Qual era a visão predominante dos integrantes da Semana de Arte Moderna de 1922 em relação à arte acadêmica? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:Majoritariamente podemos pensar os modernistas como avessos à arte acadêmica. Pensando que o objetivo da arte não é a mimesis da natureza, mas a expressão livre de forma ao conteúdo ser mais relevante que a forma. Podemos apontar, por exemplo, o poema “Os sapos”, de Manoel Bandeira, em que se critica os parnasianos. Bandeira, como outros poetas modernistas não escondiam seus versos em redondilhas maiores ou menores, tampouco usavam padrões de rima como os parnasianos. A arte deveria ser reflexo da cultura popular, como o trenzinho caipira, ou o caipira picando fumo, mas mostrar também a chegada da modernidade como o próprio trenzinho ou os operários de Tarsila.
Explicação:
Para os integrantes da Semana de Arte Moderna de 1922, a visão sobre a arte acadêmica que predominava era de crítica devido a sua metodologia europeizada mais ultrapassada.
Nesse sentido, os artistas procuravam uma nova perspectiva, mais autêntica, com adoção de elementos de nacionalidade.
Críticas dos integrantes da Semana de Arte Moderna sobre a arte acadêmica
Os integrantes da Semana de Arte Moderna de 1922 compreendiam representantes da vanguarda artística e intelectual do período, portanto, faziam diversas críticas ao academicismo que predominava no Brasil, pois era baseado nos padrões da Europa.
Saiba mais sobre a semana da arte moderna em: brainly.com.br/tarefa/22579959
Bons estudos!